Portugal: Ministro da Cultura explora parcerias com municípios de Lisboa, Oeiras e Cascais

Inicio | Cultura
Portugal: Ministro da Cultura explora parcerias com municípios de Lisboa, Oeiras e Cascais
01/11/24 - 01:18 pm

Lisboa, 01 Nov (Inforpress) – O ministro da Cultura e das Indústrias Criativas efectuou encontros com os presidentes das câmaras municipais de Lisboa, Cascais e Oeiras, visando explorar possíveis parcerias com esses municípios onde residem um grande número de artistas cabo-verdianos.

Augusto Veiga teve encontros com os autarcas durante uma visita de trabalho de três dias a Lisboa, que terminou na noite desta quinta-feira, com um encontro com a comunidade artística cabo-verdiana em Portugal.

"Estas parcerias visam criar uma base sólida de cooperação e colaboração entre as partes", explicou em declarações à Inforpress, reconhecendo a presença de uma ampla comunidade cabo-verdiana e de artistas nestes concelhos.

De acordo com Augusto Veiga, o objectivo principal foi explorar parcerias que possam beneficiar a comunidade cabo-verdiana, particularmente os artistas residentes nestes concelhos, que acolhem uma “significativa diáspora cabo-verdiana”.

"Temos plena consciência de que Lisboa, Oeiras e Cascais são cidades com uma grande concentração de imigrantes cabo-verdianos e, entre eles, muitos artistas", esclareceu o ministro, apontando que o encontro serviu para estabelecer pontos de contacto iniciais e avançar na construção de colaborações que, em breve, deverão ser detalhadas publicamente.

Conforme o governante, neste momento, o que se está a fazer é desenvolver várias formas de colaboração, mas que ainda é cedo para avançar com mais informações, sendo que os encontros serviram para reforçar o valor e a importância dos artistas na diáspora.

O ministro da Cultura sustentou que esta aproximação institucional pretende apoiar a expressão artística cabo-verdiana e criar pontes que fortaleçam a ligação entre Cabo Verde e a comunidade artística residente em Portugal, promovendo a cultura cabo-verdiana no exterior e o desenvolvimento de projectos conjuntos.

DR/ZS

Inforpress/Fim

Partilhar