Portugal: Artista cabo-verdiana Éllàh Barbosa lança seu mais recente single “Celebrau”

Inicio | Cultura
Portugal: Artista cabo-verdiana Éllàh Barbosa lança seu mais recente single “Celebrau”
04/10/24 - 06:55 pm

Lisboa, 04 Out (Inforpress) – A artista cabo-verdiana natural do concelho de Santa Cruz, interior da ilha de Santiago, Éllàh Barbosa, residente em Portugal, já tem disponível em todas as plataformas digitais o seu mais recente single “Celebrau”.

“‘Celebrau’ fala da celebração do amor, foi criado em um ‘camping’ em que pude expressar o sentimento que me acompanhava depois de uma desilusão amorosa, resultando assim várias canções que representam as várias fases do amor em um relacionamento a dois”, explicou à Inforpress, Éllàh Barbosa.

De acordo com a artista, “Celebrau”  é uma conclusão de todas estas fases citadas, enaltecendo o amor pessoal, o amor de Deus e o “amor” em si. “Perceber que a felicidade de uma pessoa não depende do amor de outrem, mas inteiramente da escolha de um estado interior onde vibra o amor”, ajuntou.

A artista contou que tem vários outros singles para sair nos próximos tempos e vão consistir em capítulos [alquimia ou fases do amor], esclarecendo que apesar de “Celebrau” ser a conclusão dessas fases, a ideia foi mesmo isso, ou seja, “começar do fim para o começo”.

Em termos musicais, Éllàh Barbosa explicou que celebrau é uma fusão entre afro-beat e crioulo, classificando como sendo uma música africana.  A contribuição que a cultura cabo-verdiana dá nesse tema, sustentou, é a própria língua crioula, mas também alguns instrumentos tocados de forma única pelo produtor Maurício Ramos, de nome artístico Lobomau, que também é cabo-verdiano.

“A cultura cabo-verdiana sempre vai influenciar todas as minhas criações, porque sou uma filha da cultura cabo-verdiana e automaticamente todas as minhas criações têm a influência da nossa cultura da forma mais natural que é ser crioulo”, disse.

O primeiro single a solo da artista de 32 anos, que participou na tournée mundial de Madonna, Madame X, em 2019, tem como título “Sina” e foi lançado em 2022.

Jossiela Barbosa Ramos, de nome artístico Éllàh Barbosa, natural do concelho de Santa Cruz, terra natal de Orlando Pantera, Katchás, Nha Nácia Gomes e Elida Almeida, convive com a música desde criança, por influência de familiares artistas, como o tio Kaká Barbosa.

A cantora e compositora começou a apostar na música, aos 22 anos, quando frequentava o ensino superior em Ciências Políticas em Portugal, onde, em 2018, juntou-se ao artista Dino d’Santiago, acompanhando-o por vários pontos do país, durante meses.

Em 2022 lançou com o português Branko o tema “NAFÉ”, considerado o seu maior sucesso até à data, que ficou na 13ª melhor música do ano em Portugal pela Antena 3 RTP.

Éllàh fez diversas apresentações musicais em espaços lisboetas como B.leza, Art Casa, eventos cabo-verdianos acompanhada pelo guitarrista Stefan Almeida, filho de Baú Almeida.

Em Cabo Verde actuou nos festivais Gamboa, Areia Grande, AME (Atlantic Music Expo), festivais literários, bem como em vários espaços na Cidade da Praia e não só, acompanhada pelo guitarrista Jorge Almeida, Enos David e o então empresário Djam Neguin.

A artista também fez parte de bandas como Cola Beat (banda de reggae), Cabo Verde All Stars, actuando com eles em festivais em Macau e espectáculos em Ibiza, sendo que em 2022 e 2023, lançou músicas com outros artistas e participou como compositora em vários outros projectos de artistas como Lizandro Cuxi e June Freedom.

DR/ZS

Inforpress/Fim

Partilhar