Lisboa, 20 Mar (Inforpress) - A escritora cabo-verdiana Carlota de Barros apresenta hoje o seu mais recente livro de poesia, “Mulheres de Março”, no Grémio Literário de Lisboa, evento que conta com a apresentação de Luísa Fresta.
De acordo com a Rosa de Porcelana Editora, “Mulheres de Março” é um poemário que se entrelaça com textos em prosa, assumindo por vezes um tom de ensaio autobiográfico ou memórias.
Conforme a mesma fonte, a obra estabelece um diálogo intertextual com grandes nomes da literatura, como Herberto Hélder, Carlos Drummond de Andrade, Eugénio de Andrade, Paul Éluard, Sophia de Mello Breyner, Rimbaud e Shakespeare, incluindo referências a “O Meu Pé de Laranja Lima”, de José Mauro de Vasconcelos, e excertos de Fernando Pessoa.
A escritora, natural da ilha do Fogo, é licenciada em Filologia Germânica, pela Universidade de Lisboa, e tem uma vasta obra publicada, incluindo livros de poesia como “A Ternura da Água”, “A Minha Alma Corre em Silêncio”, “Sonho Sonhado” (também em versão trilingue: português, cabo-verdiano e inglês) e “Na Pedra do Tempo”.
Além da poesia, escreveu contos e romances, como “Os Lírios da Memória”, “Luna – A Noite de Todos os Dias” e “Sol de Infância”, este último publicado pela Rosa de Porcelana Editora.
Carlota de Barros é membro da Academia Cabo-verdiana de Letras, da Sociedade Cabo-verdiana de Autores, da Sociedade Portuguesa de Autores e do Círculo de Escritores Moçambicanos da Diáspora, Carlota de Barros.
DR/AA
Inforpress/Fim
Partilhar