Santiago Norte: "CANAES é uma oportunidade de encontrar a felicidade por meio do convívio, diz cardeal

Inicio | Sociedade
Santiago Norte: "CANAES é uma oportunidade de encontrar a felicidade por meio do convívio, diz cardeal
22/07/25 - 10:10 pm

Tarrafal, 22 Jul (Inforpress) – Dom Arlindo Furtado afirmou, hoje, que o Campo Nacional de Escuteiros de Cabo Verde (CANAES-CV) representa uma oportunidade para os participantes encontrarem a felicidade através do convívio, do fortalecimento dos laços de fraternidade e vivência de valores cristãos.

O cardeal fez esta afirmação em declarações à imprensa, no município do Tarrafal, no acto da abertura do terceiro Campo Nacional de Escuteiros, um evento que decorre até o dia 29 de Julho na zona de Viveiros, em Chão Bom.

Este evento acolhe aproximadamente 600 escuteiros de várias ilhas do país, numa iniciativa promovida pelo Corpo de Escutismo de Cabo Verde, que celebra também os 25 anos da criação do escutismo católico no arquipélago, uma trajectória marcada pela dedicação da igreja católica e de várias gerações de jovens.

Dom Arlindo destacou a importância do escutismo como ferramenta de formação integral, que une pessoas de diferentes idades e origens em torno de valores de respeito, cuidado com o próximo e preservação do ambiente.

“Quando temos pessoas de diversas idades unidas, formando uma só família, a aprender, a reflectir e a realizar actividades em conjunto, tudo isso ajuda a sentir o sabor da vida. A felicidade encontra-se na qualidade dos nossos relacionamentos e na fraternidade que cultivamos”, afirmou.

O cardeal reforçou ainda que o escutismo católico, além de promover valores humanitários, é uma expressão de fé cristã, que deve estar sempre alinhada à essência de ser e agir como cristão.

“Os cristãos escuteiros, ao mesmo tempo que vivem os princípios do escutismo, não deixam de assumir a sua fé. É uma combinação que fortalece o carácter e a espiritualidade dos jovens”, explicou. 

Por seu turno, a presidente do Corpo de Escutismo de Cabo Verde, Zezinha Alfama, destacou a importância do acampamento, descrevendo-o como momento de formação, intercâmbio cultural e valorização de talentos.

“Este evento é uma oportunidade de convivência, de fortalecer os valores escutistas e de promover actividades culturais, desportivas, como jogos de cooperação, festival de canções e uma gala de encerramento”, afirmou. 

Durante a semana, os participantes também farão visitas a locais históricos, incluindo a Cidade Velha, São Francisco e o Centro Interpretativo de São Lourenço dos Órgãos. 

Zezinha Alfama lamentou a ausência de alguns membros, principalmente da ilha do Fogo, devido a questões de transporte, mas reforçou o compromisso do movimento em impactar positivamente as comunidades, especialmente as famílias.

 

“Queremos que as acções do escutismo reverberem no seio familiar, pois é na família que tudo começa e se exercitam os valores que aprendemos”, destacou.

O CANAES também marca uma ocasião de reflexão e gratidão pelos 25 anos do escutismo católico em Cabo Verde, uma trajectória que, segundo a presidente, é marcada pelo trabalho conjunto das dioceses, paróquias e comunidades, sempre com o objectivo de formar jovens conscientes, responsáveis e comprometidos com uma sociedade mais justa e solidária.

Já o presidente da Câmara Municipal do Tarrafal, José dos Reis, afirmou que a realização do acampamento é uma oportunidade de fortalecer os laços de cidadania, educação cívica e valores cristãos na comunidade local.

“Este momento é importante para o município, pois promove a troca de experiências e reforça os princípios de fraternidade e respeito na sociedade. Tarrafal sente-te honrado por acolher este evento e por contribuir para a formação de jovens cidadãos”, disse.

No final, espera-se que o evento deixe um legado de valores, amizades duradouras e uma maior consciência social e espiritual entre os jovens escuteiros católicos de Cabo Verde.

MC/JMV

Inforpress/Fim

Partilhar