
Tarrafal, 22 Jul (Inforpress) – A associação EcoDreams deu início hoje a uma intensa programação desportiva que envolve dez modalidades diferentes e visa promover a prática desportiva, a preservação do ambiente e a valorização do mar.
Esta iniciativa intitulada Tarrafal Beach Sport decorre de 22 a 27 de Julho, uma realização do EcoDreams, uma associação criada por três jovens tarrafalenses residentes em França e no Luxemburgo: Gilberto Varela, Gracelino Barbosa e José Tavares.
A iniciativa nasceu do entusiasmo desses jovens pelo desporto e pela preservação ambiental e busca integrar essas duas áreas em acções concretas na sua terra natal com o objectivo principal de impulsionar o turismo na região, promover a saúde e o bem-estar da comunidade tarrafalense e abrir oportunidades para o surgimento de novos talentos desportivos.
“Queremos promover a prática desportiva sem esquecer a beleza do nosso mar. Esta actividade é o pontapé inicial de uma série de eventos que pretendem fortalecer o desporto, o ambiente e a comunidade”, destacou José Tavares, membro da organização.
O Tarrafal Beach Sport integra dez modalidades que serão disputadas ao longo da semana, entre elas, natação, surf, beach soccer, andebol de praia, corrida de estafeta, corrida de milhas, lançamento de disco, corrida da cidade (10 km), street basket e uma gala desportiva.
Segundo a organização, com excepção do street basket e da corrida da cidade, todas as actividades vão decorrer no mar, para reforçar a conexão entre desporto e o ambiente.
Na ocasião, o mentor desta actividade ressaltou que além de promover a saúde e o lazer, o projecto tem como meta sensibilizar a população, especialmente as crianças, para a importância da prática desportiva e do cuidado com o meio ambiente.
Ainda, avançou que pretendem oferecer acompanhamento aos interessados durante um ano, para avaliar o progresso e fornecer apoio na continuidade das suas trajectórias desportivas.
“Festa não é só música, mas também desporto. E o desporto é uma das melhores festas que temos, porque é o que faz um país avançar”, afirmou José Tavares.
Esta iniciativa está a ser realizada em parceria com a Câmara Municipal do Tarrafal e no acto da abertura do evento, o vereador responsável pelo pelouro do Desporto, Antonino Monteiro, elogiou a iniciativa, destacando o esforço dos jovens tarrafalenses que, mesmo vivendo na diáspora, decidiram trazer esse projecto para a sua terra natal.
“Esta é uma iniciativa com grande responsabilidade social e ambiental, que abrange todas as faixas etárias, de crianças a idosos. A Câmara Municipal está a apoiar totalmente e pretende dar continuidade a futuras edições, de nível cada vez mais elevado”, afirmou.
O projeto conta com o apoio de diversas federações desportivas do país e busca promover uma prática desportiva sustentável, utilizando materiais naturais sempre que possível, alinhando-se ao conceito ecológico do EcoDreams.
A expectativa da organização é que o Tarrafal possa se consolidar como um polo de desporto, turismo e preservação ambiental, inspirando outras regiões a valorizarem o mar e a prática desportiva como ferramentas de desenvolvimento social e cultural.
MC/JMV
Inforpress/Fim
Partilhar