São Vicente: "Maternidade é o maior empreendimento de saúde construído no pós-independência" - primeiro-ministro

Inicio | Sociedade
São Vicente: "Maternidade é o maior empreendimento de saúde construído no pós-independência" - primeiro-ministro
22/07/25 - 10:19 pm

Mindelo,22 Jul (Inforpress) - O primeiro-ministro disse hoje que a nova maternidade e pediatria do Hospital Baptista de Sousa (HBS) em São Vicente é o maior empreendimento construído no sector da saúde em Cabo Verde depois da independência.

Ulisses Correia e Silva falava durante a inauguração e entrega da maternidade e pediatria do HBS, avaliado em 1.2 milhões de contos financiado e construído pela República Popular da China.

 “É um grande investimento, tecnologicamente avançado, para servir mulheres, crianças, celebrar a vida e o futuro. E quem cuida da criança, cuida do futuro. Tem um grande impacto no programa de desenvolvimento da saúde da mulher e da criança”, afirmou o chefe do Governo.

O primeiro-ministro mostrou a vontade de continuar “ a boa parceria no quadro de um futuro compartilhado na saúde”, que considerou “vital para a qualidade de vida das pessoas, para a confiança dos cidadãos e na economia”.

Segundo Ulisses Correia e Silva a inauguração da nova maternidade significa um reforço de toda a política e a acção que vem sendo realizada ao nível da saúde da mulher e da criança no País.

“Esta maternidade e pediatria representam um aumento substancial na capacidade de oferta de atenção hospitalar, mas também de atenção primária na saúde. E focando mais uma vez naquele segmento onde nós temos de fazer tudo. Mulheres e crianças”, reforçou.

O primeiro-ministro destacou que a unidade vai oferecer “melhores condições para os profissionais de saúde, melhores meios tecnológicos, melhores instalações e mais motivação para um trabalho de qualidade”. 

Para o embaixador da China em Cabo Verde e representante da doação chinesa, Zhang Yang, a construção do edifício maternidade é mais uma demonstração da viva parceria estratégica entre os dois países nos últimos 49 anos.

Por isso, revelou que a China está disposta a trabalhar de mãos dadas com Cabo Verde para aprofundar a cooperação, na área da saúde e serviços médicos, e que o seu País continuará a trazer soluções para a saúde e bem-estar para a população de Cabo Verde.

“Esta cooperação não só é representada pela equipa médica chinesa, liderada pela Dra. Mrs. Li, mas também será representada pela tradição de medicina chinesa, serviços de telemedicina avançados e a cooperação Internacional de Câncer, etc”, declarou.

A presidente do conselho de administração do HBS destacou que a inauguração da nova unidade representa um marco decisivo, não apenas para a ilha, mas para todo o Sistema Nacional de Saúde de Cabo Verde.

Conforme Helena Rebelo Rodrigues, como hospital central na região norte do País, o Hospital Baptista de Sousa (HBS) serve cerca de 180 mil habitantes, número que poderá atingir os 300 mil até 2030 com a concretização de “projectos estruturantes” em curso.

“Este projecto nasceu de uma visão humanista, que coloca a mulher, a criança e a família no centro do cuidado. Porque cuidar não é apenas tratar. É acolher, é escutar, é acompanhar com consciência, empatia e dedicação. Mas esta obra só foi possível graças a uma estratégia integrada de desenvolvimento assente em parcerias fortes, nacionais e internacionais”, lançou a responsável.

Para a directora do HBS a nova infraestrutura será um “centro de referência para toda a região norte onde o cuidado clínico vai-se unir ao ensino e à investigação” que são “pilares de um sistema de saúde moderno e sustentável”.

“Mais do que um edifício, é um símbolo de compromisso com a vida, de cuidados dignos e humanizados, de melhores condições de trabalho para as nossas equipas, de saúde pública próxima das pessoas”, afirmou a mesma fonte para quem a maternidade e pediatria é actualmente a estrutura de saúde mais moderna do País.

A nova maternidade e pediatria do HBS abarca uma área de 5.768 metros quadrados, tem quatro pisos, uma capacidade para 150 camas, possui serviços de urgência pediátrica e obstétrica, cuidados intensivos neonatais e pediátricos, bloco operatório, sala de parto, ambulatório e internamento moderno.

CD/JMV

 Inforpress/Fim

Partilhar