Portugal: Candidaturas ao Prémio Revelação Literária UCCLA-CMLisboa prolongadas até 10 de Dezembro

Inicio | Cultura
Portugal: Candidaturas ao Prémio Revelação Literária UCCLA-CMLisboa prolongadas até 10 de Dezembro
13/11/25 - 05:56 pm

Lisboa, 13 Nov (Inforpress) – As candidaturas à 11.ª edição do prémio de revelação literária União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa/Câmara Municipal de Lisboa (UCCLA/CMLisboa), que deveriam terminar a 17 de Novembro, foram prolongadas até 10 de Dezembro.

Em comunicado, a UCCLA informa que são admitidas candidaturas de concorrentes que sejam pessoas singulares, de qualquer nacionalidade, fluentes na língua portuguesa, com idade não inferior a 16 anos.

No caso dos menores de 18 anos, a atribuição de prémios ficará sujeita à entrega de declaração de aceitação pelos respectivos titulares do poder paternal.

Acrescenta que a participação na presente iniciativa deverá ser feita até às 23:59 do dia 10 de Dezembro, por correio electrónico, para o endereço premioliterario@uccla.pt nos termos previstos no regulamento do concurso.

O Prémio de Revelação Literária UCCLA-CMLisboa tem como objectivo estimular a produção de obras literárias, nos domínios da prosa de ficção (romance, novela, conto e crónica) e da poesia, em língua portuguesa, por escritores que nunca tenham publicado, a título individual, uma obra literária.

O angolano Cláudio da Silva foi o vencedor da 10.ª edição do referido prémio, com o livro “Boi”, que vai ser lançado a 01 de Setembro, nos jardins do Palácio de Cristal, na Feira do Livro do Porto.

O livro será apresentado por José Luís Pires Laranjeira e contará com a presença do autor Cláudio da Silva.

A 10.ª edição reuniu 249 candidaturas, sendo que o Brasil se manteve como o país com o maior número de candidaturas, seguido por Portugal e Moçambique.

O júri do prémio foi composto por escritores de cada um dos países da lusofonia e do território de Macau, bem como por Rui Laurido, da UCCLA, e por João Pinto de Sousa, representante do Movimento 800 Anos de Língua Portuguesa.

O prémio, criado em 2015, é uma iniciativa da UCCLA em conjunto com o Movimento 800 anos da Língua Portuguesa, e em 2020 parcerias distribuídas com a editora Guerra e Paz, que passarão a responsabilizar-se pela edição da obra premiada e a Câmara Municipal de Lisboa, no âmbito do Festival Literário de Lisboa ‐ 5L.

FM/HF

Inforpress/Fim

Partilhar