Lisboa, 08 Out (Inforpress) – O luso-cabo-verdiano Jakilson Pereira, segundo candidato na lista da Coligação Democrática Unitária (CDU) à Assembleia da Freguesia de Águas Livres, no município de Amadora (Portugal), busca a reeleição nas eleições autárquicas do próximo domingo, 12.
O político, de 40 anos, natural de São Salvador do Mundo (Santiago), que foi eleito nas eleições autárquicas de 2021 pela CDU, coligação de esquerda, formada pelo Partido Comunista Português (PCP) e pelo Partido Ecologista Os Verdes (PEV), também é candidato número quatro da mesma coligação para a Assembleia Municipal de Amadora.
Em declarações à Inforpress, Jakilson Pereira lembrou que, em 2021, a CDU obteve um óptimo resultado, passando de dois para três, e mostrou-se confiante na sua reeleição na Junta da Freguesia de Águas Livre e também espera ser eleito, pela primeira vez, para a Assembleia Municipal de Amadora.
O técnico superior de educação social, que sempre lutou pela lei dos estrangeiros e de nacionalidade, prometeu continuar a dar apoio jurídico e à documentação aos conterrâneos, e não só, e pelo bem-estar dos moradores da Cova da Moura, onde reside e trabalha no Centro de Documentação coordenada pela Associação Cultural Moinho da Juventude, que dirige.
Para a Assembleia da Junta de Freguesia de Águas Livres, o militante do PCP, há mais de uma década, informou que concorre mais dois cabo-verdianos, sendo um pela CDU e outro pelo Chega, em lugar inelegível.
Na ocasião, alertou ao cabo-verdiano candidato na lista do Chega, que ele está a ser “usado” por este partido “xenófobo” e avisou-lhe que assim como muitos imigrantes ele também poderá perder a nacionalidade portuguesa com a nova lei da nacionalidade.
Também para a CDU, o luso-cabo-verdiano Luís Cardoso, de 54 anos, lidera a candidatura para presidente da Câmara Municipal de Odemira.
Já para o Partido Social Democrata (PSD) concorre o luso-cabo-verdiano José Manuel Moreno à Assembleia da União das Freguesias de Massamá e Monte Abraão, no município de Sintra.
Também as cabo-verdianas Elisabeth Tavares e Indira Martins concorrem à Assembleia da União de Freguesias de Caparica e Trafaria, no município de Almada.
No Seixal, a luso-cabo-verdiana Virgínia Dias é candidata efectiva à Assembleia Municipal para a coligação Partido Socialista (PS) e Pessoas-Animais-Natureza (PAN).
À Inforpress alguns cabo-verdianos com nacionalidade, e outros com residência e a aguardar pela nacionalidade portuguesa, confessaram que declinaram convites de vários partidos nas eleições autárquicas de domingo, 12, pela colocação em lugares inelegíveis.
FM/HF
Inforpress/Fim
Partilhar