Porto Novo, 05 Out (Inforpress) – O ordenamento da bacia hidrográfica da Ribeira das Patas, no concelho do Porto Novo, representa a principal aspiração dos agricultores desse vale agrícola, informou hoje o líder da associação para o desenvolvimento integrado dessa zona.
O representante da Associação para o Desenvolvimento Integrado da Ribeira das Patas, Arlindo Delgado, voltou a reivindicar investimentos no sector agrícola nessa bacia hidrográfica, sobretudo na mobilização de água e na criação de infra-estruturas hidráulicas.
“Ribeira das Patas é uma zona essencialmente agrícola, mas enquanto não houver investimentos na agricultura nesta zona, não se pode fazer nada”, notou Arlindo Delgado, reafirmando que o ordenamento dessa bacia hidrográfica constitui a principal reivindicação dos agricultores locais.
Este responsável lembra que Ribeira das Patas é um dos maiores produtos de citrinos da ilha de Santo Antão, pelo que “merece investimentos públicos para potenciar este sector e dinamizar a economia local”.
A Inforpress soube junto do delegado do Ministério da Agricultura e Ambiente no Porto Novo, Joel Barros, que o projecto de ordenamento da bacia hidrográfica da Ribeira das Patas está “bem encaminhado”, devendo começar a ser implementado a curto prazo.
O projeto de ordenamento da bacia hidrográfica da Ribeira das Patas, com duração de quatro anos, insere-se no quadro de um pacote a cargo do Fundo das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), co-financiado pelo GEF (Programa das Pequenas Subvenções do Fundo Mundial para o Ambiente).
JM/JMV
Inforpress/Fim
Partilhar