Porto Novo, 28 Set (Inforpress) – O primeiro-ministro, Ulisses Correia Silva, desloca-se este sábado ao Monte Trigo, no município do Porto Novo, onde vai lançar o projecto integrado dessa aldeia piscatória e turística, que prevê investimentos a rondar os 90 mil contos.
No âmbito deste projecto, que abarca os domínios de energia eléctrica, água e saneamento, o chefe do Governo vai testemunhar a assinatura do contrato visando a ampliação da central fotovoltaica do Monte Trigo, cuja potência passará de 40 kWp para 100 kWp.
Ulisses Correia vai proceder igualmente à entrega das obras de requalificação do Monte Trigo, realizadas pela edilidade porto-novense no quadro do programa de valorização das aldeias turísticas rurais, financiado pelo Ministério do Turismo.
Monte Trigo, no âmbito do projecto integrado dessa localidade, receberá a curto prazo um pacote de investimentos à volta de 90 mil contos, co-financiado pelo Governo, edilidade porto-novense e pela cooperação descentralizada, informou a autarquia.
O vereador da Câmara Municipal do Porto Novo, Irlando Ramos, que responde pela energia eléctrica, explicou à Inforpress que o pacote de investimentos previsto para Monte Trigo abarca o reforço da central eléctrica, a dessalinização de água para consumo público e a melhoria do saneamento.
No quadro dos investimentos, Monte Trigo passará a dispor de uma unidade de dessalinização de água com capacidade de produção de 25 metros cúbicos por dia.
Irlando Ramos avançou ainda que essa aldeia, com 75 famílias, vai passar a ter melhores condições no domínio do saneamento.
Ainda no âmbito dos investimentos públicos já anunciados pelo Governo para Porto Novo, a zona piscatória do Monte Trigo vai ser contemplada com a construção de um desembarcadouro prevista no âmbito do projecto de requalificação da zona costeira do Tarrafal de Monte Trigo.
O projecto de requalificação da zona costeira do Tarrafal de Monte Trigo, apresentado em Julho à comunidade, consiste ainda na construção do troço de estrada Ponte de Atum – Praia e na requalificação da orla marítima do Tarrafal
Este projecto, que tem o financiamento de 340 mil contos do Banco Mundial, no âmbito do programa Turismo Resiliente e Desenvolvimento da Economia Azul, estará pronto entre finais de 2026 e princípios de 2027, segundo garantias da Unidade de Gestão dos Projectos Especiais (UGPE).
A deslocação do primeiro-ministro a Monte Trigo marca o início de uma visita de dois dias a Porto Novo, onde procederá ainda à inauguração de obras de requalificação urbana e ao lançamento do projecto do pavilhão desportivo coberto e do parque solar de Santo Antão.
JM/ZS
Inforpress/Fim
Partilhar