São Vicente/Chuvas: PAICV propõe que câmara municipal faça apelo à ajuda internacional

Inicio | Política
São Vicente/Chuvas: PAICV propõe que câmara municipal faça apelo à ajuda internacional
14/08/25 - 03:58 pm

Mindelo, 14 Ago (Inforpress) – Os vereadores do PAICV na Câmara Municipal de São Vicente propuseram hoje que a autarquia faça um apelo à ajuda internacional, humana e financeira e solicite ajuda de técnicos especializados em situações de crise e catástrofes naturais.

Esta informação foi avançada à Inforpress pelo vereador do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV) António Augusto Duarte após uma sessão extraordinária para análise e sugestão de medidas a serem tomadas face à situação crítica da ilha de São Vicente, após as chuvas torrenciais.

No entanto, segundo a mesma fonte, não houve uma resposta clara nesse sentido da parte do presidente Augusto Neves, o que os deixa “muito preocupados”.

“Nós já estamos praticamente há quatro dias após os acontecimentos e já deveríamos ter accionado esses contactos, há uma grande rede de apoio a se desenvolver neste preciso momento, mas de forma espontânea e é preciso uma organização dessa rede de apoios”, afirmou, defendendo que “é preciso que os apoios não só cheguem a São Vicente o mais rapidamente possível, mas que sejam canalizados para quem mais precisa”.

Segundo a mesma fonte, os autarcas do PAICV também manifestaram a sua preocupação com intervenções emergenciais que precisam ser feitas em zonas de risco, onde ainda há perigo iminente de deslizamentos de terra, de desabamentos de edificações.

“Em relação a desabamentos de edificações, citamos o exemplo concreto da Ribeira de Chã de Alecrim, onde existem duas edificações que neste preciso momento as suas fundações estão completamente no ar”, avançou.

Conforme o vereador sugeriram ao presidente que é necessário fazer intervenções concretas nessas duas edificações, tendo em conta que se prevê mais chuvas nos próximos dias.

António Augusto Duarte disse que questionaram ainda o presidente sobre o que é que está a ser feito, em articulação com o Ministério da Educação, para que as pessoas que ficaram desalojadas sejam recolocadas nas escolas, sobre que orientações que estão as ser dadas ao povo, em relação à prevenção de doenças e sobre a limpeza e desobstrução das vias e também não tiveram respostas.

Sobre o pacote que a câmara municipal anunciou especificamente às pessoas que perderam os seus membros, assumindo inclusive a realização das despesas dos funerais, os vereadores do PAICV consideram que deve ser estendido a todas as famílias.

“Essas famílias de facto precisam ter uma atenção especial, um acompanhamento psicológico especial, mas todos nós neste momento estamos muito assustados com a situação que São Vicente acabou por assistir”, argumentou acrescentando que propuseram ainda a adopção de um pacote de retoma económica urgente para que os empresários possam retomar as suas actividades e São Vicente volte ao seu ritmo normal.

CD/HF

Inforpress/Fim

Partilhar