Porto Novo, 07 Out (Inforpress) – Os operadores turísticos no Planalto Norte, no município do Porto Novo, em Santo Antão, manifestaram hoje a sua preocupação face ao estado das trilhas turísticas, que foram danificadas durante as recentes chuvas.
O operador Alcindo Lima disse à Inforpress que, durante as recentes chuvas, todos os caminhos de acesso ao Planalto Norte, incluindo a trilha Bordeira – Ribeira das Patas, estão obstruídos, situação que acontece no arranque na época alta do turismo em Santo Antão.
“Já a partir deste mês de Outubro, os turistas começam a visitar o Planalto Norte. Com esses caminhos todos estragados vai ser muito complicado para os visitantes e também para os operadores”, avançou a mesma fonte.
O município do Porto Novo possui uma extensa rede de caminhos vicinais (trilhas), sendo que um dos grandes desafios da autarquia, segundo a vereadora do turismo, Dilma Gomes, é mobilizar recursos para a recuperação, manutenção e sinalização desses percursos.
O Governo de Cabo Verde, através da Unidade de Gestão de Projectos Especiais (UGPE) investiu, recentemente, cerca de 25 mil contos na reabilitação de oito trilhas turísticas na ilha de Santo Antão, sendo quatro no município do Porto Novo.
Enquanto isso, os operadores turísticos porto-novenses manifestam-se optimistas em relação à época alta do turismo na ilha de Santo Antão, que arranca a partir deste mês de Outubro, prolongando-se até Maio.
João Crisóstomo, do Tarrafal de Monte Trigo, disse à Inforpress que durante a época alta do turismo em Santo Antão muitos turistas são esperados nessa localidade, uma das mais visitadas ao longo do ano na ilha de Santo Antão.
Na Ribeira das Patas, considerada pelos operadores como “o berço do turismo de natureza” no Porto Novo, o turismo ganha grande alento durante a época alta, muito visitada pelos turistas.
Susete Sousa explicou que, entre Outubro e Maio, Ribeira das Patas é muito visitada pelos turistas, com as unidades turísticas a atingirem o pico em termos de reservas.
JM/ZS
Inforpress/Fim
Partilhar