Porto Novo, 05 Out (Inforpress) – Os criadores de gado no Planalto Norte, Porto Novo, Santo Antão, manifestaram hoje satisfeitos com a existência de muito pasto nos diferentes campos de pastagem, que está a dar um novo alento à actividade pecuária nesse planalto.
O porta-voz dos criadores de gado, Luciano Santos, disse à Inforpress que as recentes chuvas ocorridas no Planalto Norte permitiram o ressurgimento das espécies forrageiras nas diferentes zonas de pastagem, que está a dar um novo fôlego à pecuária nessa localidade.
“As perspectivas são muito boas. Dentro de 15 dias a quantidade de pasto vai aumentar ainda mais no Planalto Norte. Podemos falar num novo alento para a pecuária, actividade da qual depende o sustento das famílias neste planalto”, notou Luciano Santos, referindo-se ao facto de ter chovido muito este ano em muitas comunidades.
Nos princípios de Setembro, os criadores de gado no Planalto Norte alertavam para o problema da seca que estava a ter impacto na actividade pecuária local, mas precisamente na produção do queijo.
As chuvas ocorridas em finais de Setembro animaram bastante a classe pela quantidade de pasto já existente nos campos de pastagens, segundo apurou ainda a Inforpress junto dos criadores.
Porto Novo tem um efectivo de pecuária de cerca de 25 mil cabeças de gado, na sua grande maior espécie caprina, que se concentra sobretudo no Planalto Norte e na zona baixa do município (arredores da cidade do Porto Novo).
JM/JMV
Inforpress/Fim
Partilhar