Porto Novo, 23 Mar (Inforpress) - O presidente da Associação para o Desenvolvimento Integrado da Ribeira das Patas, Porto Novo, disse ter informações da Unidade de Gestão dos Projectos Especiais (UGPE) de que o centro de saúde local vai avançar “dentro de meses”.
Conforme apurou a Inforpress junto do líder associativo, Arlindo Delgado, uma missão da UGPE esteve, recentemente, na Ribeira das Patas e teve a oportunidade de falar com os técnicos que lhe asseguraram que “dentro de meses” as obras desta infra-estrutura de saúde vão avançar.
Em Junho de 2022, o Governo procedeu ao lançamento da primeira pedra para a construção do centro de saúde da Ribeira das Patas, mas as obras nunca avançaram.
Em Novembro de 2023, o Governo, através da UGPE, que gere os projectos com financiamento externo, procedeu ao lançamento do novo concurso para a construção do centro de saúde da Ribeira das Patas, financiado pelo Banco Mundial no âmbito do projecto covid-19 Emergency Response.
As obras, orçadas em cerca de 105 mil contos, têm um prazo de execução de dez meses.
Porto Novo, com 16.052 habitantes, dispõe de uma rede de infra-estruturas de saúde, que integra um centro de saúde, que fica na cidade do Porto Novo, e cinco postos sanitários no Tarrafal de Monte Trigo, Ribeira das Patas, Alto Mira, Águas das Caldeiras e nos planaltos Norte e Leste.
Dispõe ainda de uma rede de unidades sanitárias de base praticamente em todas as localidades.
Os porto-novenses têm reivindicado a necessidade de o Governo avançar com a construção de um hospital da cidade do Porto Novo ou a ampliação do actual centro de saúde e sua elevação à condição de um hospital.
JM/CP
Inforpress/Fim
Partilhar