Porto Novo, 25 Set (Inforpress) – As obras de perfurações e a terraplanagem da zona onde vai ser instalada a central energética fotovoltaica no âmbito do projecto hidroagrícola do Porto Novo, já decorrem, informou hoje o presidente da Câmara Municipal do Porto Novo.
Aníbal Fonseca confirmou que as obras já andam e prevê para os próximos dias o início do processo de despedrega dos terrenos para a prática da agricultura na zona de Gamboeza previsto do quadro do projecto, estimado em 600 mil contos.
O projecto, lançado na semana passada pelo ministro da Agricultura e Ambiente, prevê a instalação de uma unidade de dessalinização com capacidade para a produção de 1.100 metros cúbicos de água por dia para a irrigação de 100 hectares de terrenos na zona de Gamboeza e em Casa de Meio.
O projecto, que deverá ficar pronto dentro de um ano, insere-se no âmbito de um programa de mobilização de água para rega em Cabo Verde que está a ser implementado graças a um crédito de 42 milhões de euros disponibilizado pela Hungria.
Além de Santo Antão, o programa abrange ainda as ilhas do Maio, Boa Vista, São Vicente e Santiago.
JM/HF
Inforpress/Fim
Partilhar