Porto Novo: Comunidades exigem plano de recuperação da rede de estradas carroçáveis no município

Inicio | Ambiente
Porto Novo: Comunidades exigem plano de recuperação da rede de estradas carroçáveis no município
09/10/24 - 12:14 pm

Porto Novo, 09 Out (Inforpress) – Líderes de diferentes comunidades no interior do município do Porto Novo, em Santo Antão, exigiram hoje um plano de intervenção nas estradas carroçáveis, cuja situação “piorou depois das recentes chuvas” ocorridas no município.

Líderes comunitários e condutores voltaram hoje a mostrar a sua preocupação em relação ao estado das vias carroçáveis que, avisaram, estão "em péssimas condições”, a “precisarem urgentemente” de obras de recuperação.

É o caso da Ribeira Fria, onde o representante da comunidade Adilson Gomes pediu hoje a reabilitação dessa via, que ficou em mau estado na sequência das recentes precipitações, como adiantou.

No Planalto Norte, os condutores locais informaram que as condições da estrada que liga Campo Redondo à Ribeira da Cruz “são péssimas”, a precisar “com urgência” de uma “intervenção de fundo”.

Otelindo Ferreira, porta-voz dos condutores, avançou à Inforpress que o Planalto Norte precisa de uma “estrada condigna” para potenciar o seu desenvolvimento, apelando ao Governo para assumir a responsabilidade de requalificar a estrada Campo Redondo – Ribeira da Cruz.

Esta preocupação é partilhada pela Associação Luz Verde do Norte, cujo presidente, Manduino Lima, tem estado a alertar para a situação dessa via, propondo um plano de intervenção na estrada e nos caminhos vicinais.

Também no Planalto Leste as recentes chuvas ocorridas na ilha de Santo Antão deixaram “praticamente intransitável” a estrada que liga Lagoa à Espadaná, segundo o representante da comunidade, Domingos Amador.

Os habitantes nas diferentes comunidades têm pedido também melhorias nos caminhos vicinais que ligam ainda várias localidades, além de ser muito utilizados pelos turistas que visitam Santo Antão.

O Governo já anunciou a requalificação das estradas de ligação às ribeiras dos Bodes e Ribeira Fria, obras financiadas em cerca de 200 mil contos, que podem iniciar até finais de deste ano ou nos princípios de 2025.

A autarquia porto-novense informou também que tem inscrito no seu plano de actividades um programa de reabilitação das vias carroçáveis.

JM/AA

Inforpress/Fim 

Partilhar