Porto Novo/Agricultura: Produtores agrícolas esperam aumentar exportação dos excedentes a partir de 2025

Inicio | Economia
Porto Novo/Agricultura: Produtores agrícolas esperam aumentar exportação dos excedentes a partir de 2025
06/10/24 - 09:59 am

Porto Novo, 06 Out (Inforpress) – Os produtores agrícolas no concelho do Porto Novo, em Santo Antão, esperam aumentar a exportação dos excedentes para os mercados turísticos das ilhas do Sal e Boa Vista, a partir dos princípios do próximo ano.

Abordados pela Inforpress, alguns agricultores dizem esperar aumentar o escoamento dos produtos para esses mercados com a operacionalização do novo centro de expurgos de Santo Antão, que está a ser instalado no porto do Porto Novo.

Além de oferecer serviços com custos baixos, a “excelente localização” do novo centro de expurgo leva os produtores a acreditarem em melhores dias em termos de exportação dos excedentes para os mercados turísticos nacionais.

“O novo centro vai ficar nas instalações portuárias. É uma excelente localização e isso vai facilitar os agricultores em termos de custo dos serviços que vão ser prestados pelo centro”, avançou o produtor António Silva.

O agricultor José Rodrigues é também de opinião de que o novo centro de expurgo, por causa da sua localização no cais do Porto Novo, “vai facilitar a exportação dos produtos”.

“Por isso, esperamos aumentar a exportação dos excedentes para as ilhas do Sal e da Boa Vista”, sublinhou.

José Santos é um outro agricultor que se diz esperançado no novo centro de expurgos e nas facilidades que vai proporcionar aos produtores a nível de escoamento dos produtos para o mercado turístico nacional. 

O ministro do Turismo e Transportes, Carlos Santos, exortou, recentemente, os agricultores da ilha de Santo Antão a tirarem proveito do mercado turístico das ilhas do Sal e Boa Vista.

Carlos Santos, referindo-se às vantagens do novo centro de expurgo, desafiou os agricultores santantonenses a aproveitarem a oportunidade de negócio que este mercado turístico oferece, informando que, por ano, os hotéis no Sal e da Boa Vista consomem 100 milhões de euros só em produtos agrícolas.

A Aliança de Produtores Agrícolas de Santo Antão defendeu a necessidade de os agricultores se organizarem para melhor tirarem o projecto do novo centro de expurgos, que trará novas oportunidades de mercado aos produtos agrícolas desta ilha. 

Nos primeiros seis meses deste ano, quase 60 toneladas de produtos agrícolas diversos provenientes da ilha de Santo Antão foram exportados para os mercados turísticos do Sal e da Boa Vista.

Os serviços do Ministério da Agricultura e Ambiente informaram que 85 por cento (%) dos produtos, como inhame, batatas, cenoura e tomate vão para a ilha do Sal, que tem sido o principal mercado para os produtos agrícolas de Santo Antão.

Em 2023 foram exportadas para as duas ilhas turísticas 118 toneladas de produtos agrícolas.

JM/HF

Inforpress/Fim

Partilhar