
Porto Novo, 05 Fev (Inforpress) – O director-geral das Pescas e Aquacultura, Carlos Monteiro, assegurou hoje que Santo Antão vai continuar a ser alvo de “projectos interessantes nas pescas para capitalizar o desenvolvimento” do sector pesqueiro nesta ilha.
Carlos Monteiro, que encerrou hoje, no Porto Novo, um encontro de reflexão sobre as pescas, numa iniciativa da associação local dos pescadores, referiu que este tem sido um dos concelhos do país onde a pesca semi-industrial tem conhecido “um impulso enorme”, assegurando que o Ministério do Mar tem projectos para capitalizar as pescas nesta região.
Neste quadro, este responsável disse que Porto Novo terá, no quadro do projecto da segunda fase de expansão do porto, que começa em 2026, um terminal de apoio à actividade pesqueira, designadamente aos subsectores semi-industrial e industrial.
O presidente da Associação dos Pescadores do Porto Novo, Atlermiro Correia, voltou hoje a pedir a construção de um cais de pesca neste município, considerando que esta infra-estrutura representa o "um desígnio" dos operadores do sector.
O director-geral das Pescas e Aquacultura avançou, por outro lado, que Santo Antão está em vias de receber investimentos em aquacultura, com a extensão do projecto a cargo da empresa Nortuna, que está a investir em São Vicente na produção industrial de atum rabilho e no cultivo de camarão.
Disse ainda que o Ministério do Mar está disponível para estabelecer a todo o tipo de cooperação visando o incremento das pescas no concelho do Porto Novo e na ilha de Santo Antão.
JM/HF
Inforpress/Fim
Partilhar