Porto Novo/Tarrafal de Monte Trigo: Habitantes voltam a pedir “urgência” na requalificação da orla costeira

Inicio | Ambiente
Porto Novo/Tarrafal de Monte Trigo: Habitantes voltam a pedir “urgência” na requalificação da orla costeira
06/11/24 - 01:08 pm

Porto Novo, 06 Nov (Inforpress) – Os habitantes do Tarrafal de Monte Trigo, Porto Novo, Santo Antão, voltaram hoje a pedir “urgência” na implementação do projecto de requalificação da orla costeira para a protecção das famílias e dos seus bens.

Alguns moradores contactaram a Inforpress para “mais uma vez” insistir na necessidade de o Governo avançar já com as obras na orla costeira do Tarrafal de Monte Trigo para a protecção das casas, que nesta altura do ano correm perigo devido ao mar revolto.

“O mar começa a ficar agitado e ficamos preocupados com a segurança das nossas casas”, avançou um dos moradores, explicando que todos os anos se vive nessa zona “uma situação de muita aflição” devido ao mar bravo.

Por isso, os habitantes pedem “com urgência a realização das obras na zona da Praia”.

A protecção da zona costeira do Tarrafal de Monte Trigo é uma das maiores reivindicações da população da localidade que, nesta altura do ano e durante os próximos quatro a cinco meses, sofrem com a invasão do mar bravo às suas habitações.

Entretanto, a zona costeira do Tarrafal de Monte Trigo deverá ficar requalificada entre finais de 2026 e princípios de 2027, num investimento de 340 mil contos, segundo garantias do Governo.

O projecto, apresentado em Junho à comunidade, é financiado pelo Banco Mundial, sendo que as intervenções previstas incidem na protecção da zona costeira, na construção do troço de estrada Ponta de Atum – Praia e na construção de dois desembarcadouros.

As obras, inseridas no Programa Turismo Resiliente e Desenvolvimento da Economia Azul, deverão ser realizadas em 14 meses, prevendo-se que em finais de 2026 ou princípios de 2027 já estejam concluídos.

JM/AA

Inforpress/Fim 

Partilhar