Porto Novo: Pescadores do Tarrafal de Monte Trigo beneficiam de melhorias na actividade pesqueira

Inicio | Economia
Porto Novo: Pescadores do Tarrafal de Monte Trigo beneficiam de melhorias na actividade pesqueira
10/08/25 - 09:50 am

Porto Novo, 10 Ago (Inforpress) – Os pescadores do Tarrafal de Monte Trigo, em Santo Antão, vão beneficiar de um financiamento de mil contos para melhorar a sua actividade pesqueira, apurou a Inforpress junto da associação ambiental Terrimar.

A verba está prevista no quadro do projecto PaMar – fortalecendo a conservação marinha em Cabo Verde, financiado pela organização Fauna e Flora, cujas actividades em Santo Antão têm estado a cargo da Terrimar, sediada no município do Porto Novo.

A directora executiva desta organização ambiental, Silvana Roque, explicou que a intenção é desenvolver algumas actividades que facilitem a vida dos pescadores nessa comunidade piscatória, tendo-se já discutido com os beneficiários a possibilidade de montar uma pequena loja de venda dos produtos de pesca (linha, anzóis e outros).

A aquisição de um motor de popa para apoiar os pescadores que vão à faina no banco de Noroeste e de malas térmicas constituem outras acções discutidas com os pescadores que também podem ser financiadas.

No âmbito do projecto PaMar – Fortalecendo a conservação marinha em Cabo Verde, a comunidade piscatória do Tarrafal de Monte Trigo está a beneficiar ainda de outras actividades, destacando-se a realização de uma formação no quadro da iniciativa “guardiões do mar”.

A iniciativa “guardiões do mar” consiste na formação dos pescadores para a defesa da biodiversidade marinha, tendo Tarrafal de Monte Trigo sido escolhido como zona piloto para receber esta experiência.

O propósito, segundo a Terrimar, é preparar os pescadores “para serem verdadeiros guardiões do mar, protegendo recursos e garantindo um futuro melhor para as próximas gerações”.

JM/HF

Inforpress/Fim

Partilhar