Porto Novo: Museu Nacional das Romarias deverá começar a receber visitas em 2026

Inicio | Cultura
Porto Novo: Museu Nacional das Romarias deverá começar a receber visitas em 2026
03/11/24 - 11:30 am

Porto Novo: Museu Nacional das Romarias deverá começar a receber visitas em 2026

 

Porto Novo, 03 Nov (Inforpress) – O Museu Nacional das Romarias, que se vai situar no município do Porto Novo, em Santo Antão, vai ser concretizado até Junho de 2026, altura em que este espaço deverá começar a receber visitantes.

Uma fonte ligada ao projecto do museu nacional das romarias, cujas obras estão paradas desde 2014, por falta de financiamento, assegurou que os trabalhos serão retomados em 2025 no quadro do Fundo do Turismo, devendo ser inaugurada até Junho do ano seguinte, por altura das festas de São João no município do Porto Novo.

Na recente visita a Santo Antão, o ministro da Cultura e das Indústrias Criativas, Augusto Veiga, assegurou que, entre 2025 e 2026, o projecto do Museu Nacional das Romarias será materializado, estando este ministério na fase de mobilização de financiamento para tal.

O titular da pasta da cultura assegurou que, além do Fundo do Turismo, o Governo está à procura de outras fontes de financiamento para a construção do museu das romarias, prevista no âmbito do programa de salvaguarda das festas de São João.  

O Governo tem como meta preparar, em parceria com a Câmara Municipal do Porto Novo e com os promotores desta manifestação popular, uma proposta a ser submetida à Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) visando a elevação das festas a património imaterial da humanidade.

Neste âmbito, uma missão da Unesco deverá visitar Porto Novo para “viverem na primeira pessoa” estas festividades, que são desde 2017 Património Imaterial Nacional.

O ministro da Cultura e das Indústrias Criativas prometeu sensibilizar a Unesco visando a classificação das festas de São João Baptista a património imaterial da humanidade, prometendo envidar esforços para que, até final do seu mandato, os responsáveis desta organização visitem Porto Novo.

Porto Novo deverá também acolher mais um museu, desta feita, o Museu da Água, no quadro de um conjunto de museus que o Governo pretende criar em Santo Antão.  

O Museu da Agricultura, na Ribeira Grande, o Museu Etnográfico, na Ponta do Sol, e o Museu da Resistência e da Resiliência, no Paul, são os outros museus em carteira pelo Ministério da Cultura e Indústrias Criativas.

JM/AA

Inforpress/Fim

Partilhar