
Porto Novo, 16 Nov (Inforpress) – O Ministério da Agricultura e Ambiente tem em preparação o processo com vista à entrega de parcelas agrícolas a “um número significativo de famílias” no quadro do Projecto Hidroagrícola de Gamboeza, no município do Porto Novo.
O delegado do Ministério da Agricultura e Ambiente no Porto Novo explicou à Inforpress que se está a trabalhar no plano de ordenamento do perímetro para a definição e entrega das parcelas a muitas famílias que já manifestaram interesse na prática agrícola na zona de Gamboeza.
Este responsável assegurou que as obras do projecto, que está a ser implementado há um ano, decorrem “a um bom ritmo” e que “um bom número de pessoas” já se mostrou interessado na obtenção de parcelas em Gamboeza.
Joel Barros garantiu que as condições estão a ser criadas para que a actividade agrícola seja uma realidade em Gamboeza, que está a receber um investimento de mais de 600 mil contos no quadro deste projecto.
No âmbito deste projecto foram já executados três dos quatro furos de água salobra e está em execução um quarto furo.
A água produzida por esses furos vai ser dessalinizada e colocada à disposição dos agricultores.
O projecto agrícola de Gamboeza, lançado em Setembro de 2024, consiste na preparação e irrigação de, aproximadamente, 110 hectares de terrenos nessa zona periurbana do Porto Novo, prevendo-se a mobilização de 1.100 metros cúbicos de água por dia.
JM/AA
Inforpress/Fim
Partilhar