Porto Novo: Jovens empreendedores em multimédia dizem-se ignorados pelo poder local

Inicio | Sociedade
Porto Novo: Jovens empreendedores em multimédia dizem-se ignorados pelo poder local
19/10/25 - 12:55 pm

Porto Novo, 19 Out (Inforpress) – Jovens empreendedores na área de multimédia no município do Porto Novo, em Santo Antão, manifestaram hoje o seu desapontamento com a actual equipa camarária, que acusaram de estar a ignorar esta classe.

O porta-voz dos empreendedores, Adelino Fonseca, fotógrafo e dono da empresa Provídeos, disse à Inforpress que Porto Novo tem muitos jovens talentos neste domínio, mas que estão desapontados com o actual poder local, que prometeu apoiar a classe, mas não está a cumprir.

“O que é mais triste é quando temos uma câmara municipal que sabe da nossa existência e não tem nenhum plano para os empreendedores locais, para potenciar os jovens empresários”, realçou.

Adelino Provídeos, como é mais conhecido, disse que se trata de uma “situação mesmo triste” quando se constata que a Câmara Municipal do Porto Novo traz “pessoas de outras ilhas para trabalhar no gabinete de imagens” da edilidade e para fazer cobertura de jogos.

Os jovens locais que investiram nesta área não têm oportunidades, o que tem criado a esses empreendedores muitas dificuldades, adiantou Adelino Provídeos, para quem os jovens porto-novenses só precisam de uma oportunidade para mostrar o seu talento.

Mas, lamentou, em vez disso, as instituições, com a câmara municipal na dianteira, preferem “trazer pessoas de fora”, ignorando os empreendedores porto-novenses.

“Nós precisamos de trabalho para poder sustentar a nossa família, mas também investir mais no Porto Novo”, sublinhou este jovem de 24 anos, que, com os seus próprios meios, criou a empresa Provídeos, já com “o nome do mercado” em Santo Antão e em todo o país.

Presta serviços na cobertura fotográfica, edição de vídeos, videoclipes e na criação de cartazes.

Disse que falta aos jovens “se ajoelharem na porta da câmara municipal” para que saibam da sua existência.

“Sabemos o nosso mérito e o poder local sabe da nossa existência. Trazendo pessoas de fora, eles estão a ‘matar’ os empreendedores locais e acho isso desnecessário”, avançou este jovem empreendedor, para quem, a continuar assim, os jovens não têm outra alternativa, se não sair da ilha à procura de oportunidades em outras paragens.

“Somos empreendedores e estamos a investir no nosso concelho. Só precisamos mais do apoio do poder local. Precisamos de mais oportunidades”, concluiu.

Contactado pela Inforpress, o vereador Celso Medina, que responde pelo pelouro de Comunicação e Imagem da Câmara Municipal do Porto Novo, considerou como “legítima a preocupação” dos jovens e admitiu que câmara contratou um profissional para o seu Gabinete de Imagem, que "dá garantias profissionalmente”. 

Contudo, a mesma fonte reservou outros esclarecimentos para uma ocasião posterior.

JM/AA

Inforpress/Fim 

Partilhar