Porto Novo, 08 Nov (Inforpress) – O Governo declarou hoje a situação de calamidade no município do Porto Novo, em Santo Antão, em decorrência dos estragos provocados pela onda tropical, que atingiu o país em meados do mês de Outubro.
Através da resolução 97/2024, publicada hoje no Boletim Oficial de Cabo Verde, o Governo explicou que a declaração da situação de calamidade no concelho do Porto Novo surge na sequência de um relatório elaborado pela edilidade porto-novense sobre os danos provocados pelas cheias em Outubro.
A resolução traz um plano de intervenções de urgência neste município, orçado em mais de seis mil contos, e consiste na realização de obras de carácter temporário, designadamente de reparação das estradas, incluindo trabalhos de limpeza, escavação, aterro, regularização, obras de drenagem e de pavimentação em calçada.
No município do Porto Novo foram afectadas sobretudo as acessibilidades (estradas e caminhos vicinais), com particular incidência no Planalto Norte, em Alto Mira, na Ribeira dos Bodes e na Ribeira Fria.
Ainda em Santo Antão, o plano de intervenção de urgência abarca obras de reparação dos caminhos vicinais em todos os três municípios, os quais foram destruídos durante a passagem da onda tropical, entre os dias 10 e 12 de Outubro.
A declaração de calamidade abrange ainda as ilhas de São Nicolau e do Sal com intervenções de urgência do cais de Preguiça e no Pontão de Santa Maria.
A nível nacional, o plano está orçado em quase 77 mil contos.
JM/ZS
Inforpress/Fim
Partilhar