
Porto Novo, 06 Nov (Inforpress) – A comunidade de Chã de Branquinho, no município do Porto Novo, em Santo Antão, voltou hoje a alertar para a “má qualidade” de água que está a ser consumida nessa localidade, clamando pela resolução do problema.
Os moradores avançaram à Inforpress que a água que chega à Chã de Branquinho, proveniente de uma nascente, não tem qualidade para ser consumida, já que percorre vários quilómetros a céu aberto até chegar ao fontanário, carregando imundices de várias espécies.
No início desta semana, a população local aproveitou a visita do Presidente da República, José Maria Neves, a esse povoado para informar que a água consumida em Chã de Branquinho tem sido um problema para a saúde das pessoas.
Nos últimos anos, os moradores têm estado a chamar a atenção para a “má qualidade” da água utilizada para consumo humano em Chã de Branquinho, reclamando a instalação de uma canalização a partir da nascente, que se situa no interior do vale, até ao chafariz local.
Habitantes de várias comunidades do interior do Porto Novo têm vindo a se queixar da má qualidade de água para consumo, exigindo às autoridades municipais investimentos no tratamento da água a bem da saúde pública.
O vereador da Câmara Municipal do Porto Novo, que responde pelo abastecimento de água, Celso Medina, admitiu, recentemente, numa sessão da assembleia municipal, a necessidade de se proceder ao tratamento de água nas comunidades rurais.
Este autarca anunciou a instalação de unidades de tratamento de água na Ribeira das Patas, zona Sul, Alto Mira e em Jorge Luís.
JM/ZS
Inforpress/Fim
Partilhar