Achada Igreja, 19 Jul (Inforpress) – O presidente da Câmara Municipal de São Salvador do Mundo comprometeu-se hoje, em parceria com o Governo, a continuar a trabalhar para transformar o município e a qualidade de vida dos munícipes.
Ângelo Vaz manifestou esta sua intenção no seu discurso, no acto da sessão solene da Assembleia Municipal de São Salvador do Mundo, em comemoração aos 19 anos da criação desse município do interior de Santiago, separado em 2005 como uma freguesia do concelho de Santa Catarina.
O acto foi presidido pelo secretário de Estado Adjunto do Primeiro-Ministro, Lourenço Lopes, em representação do Governo.
Segundo o presidente da câmara municipal este é o momento de festa, mas também um momento que exige uma reflexão sobre os desafios e as oportunidades que o município tem pela frente, sem se esquecer dos “ganhos significativos” que têm sido impulsionados pela determinação e resiliência do povo salvadorenho.
Nesses 19 anos, o autarca, em modo de balanço, relembrou que foi a partir de 2016 que o Movimento para Democracia começou a liderar a câmara municipal e demonstrou-se “satisfeito com os ganhos” alcançados em vários sectores do desenvolvimento, embora, admitiu que ainda falte “muito por fazer”.
Nos oito anos da sua governação apontou ganhos, principalmente no acesso à rede de água domiciliar que passou dos 18 por cento (%) para 73 % de cobertura, mas também o desencravamento de diversas localidades, melhoria das acessibilidades, melhores condições de mobilidade para os munícipes e quem visita o município.
Igualmente, destacou os fortes investimentos e ganhos que têm sido depositados na melhoria das condições de vida das pessoas, no sector da habitação, apoio na saúde e em diversos aspectos.
Os investimentos a nível do desporto, aposta na capacitação dos jovens, investimentos para a melhoria do município como um destino turístico de qualidade também foram alvos de destaque pelo autarca.
Por outro lado, ressaltou que se encontra em curso um conjunto de obras, nomeadamente a requalificação de Mato Dentro, requalificação urbana de Chão Rodrigues, entre outras.
Para o futuro, contando com o apoio do Governo e dos munícipes, tendo como meta o desenvolvimento sustentável e inclusivo, Ângelo Vaz avançou que a visão da câmara para o processo de desenvolvimento passa por uma grande aposta na dignificação da pessoa humana e das famílias, um projecto que visa dotar cada família de uma casa de banho, transformar São Salvador do Mundo num município de excelência a nível do turismo rural e de natureza, valorização e promoção da cestaria local a nível nacional e internacional.
Por seu turno, o secretário de Estado Adjunto do Primeiro-Ministro, Lourenço Lopes, também se congratulou com a criação deste município, ressaltando que o concelho é portador de riquezas intangíveis, e um município de oportunidades, que tem tido uma “especial atenção do Governo para enfrentar e vencer os seus desafios”.
Nesta mesma senda destacou que o município vive como os restantes concelhos do país uma nova era, nomeadamente uma era de diálogo entre o Governo e o poder local, de complementaridade e subsidiariedade.
Este governante sustentou que o município tem marcas do Governo, reafirmando o compromisso em continuar a trabalhar em estreita parceria com o poder local e outros parceiros no sentido de dar continuidade ao processo de desenvolvimento do município, inclusive na requalificação urbana de Achada Igreja, transformação do município num destino turístico de qualidade e outros projectos que estão em curso e outros por se iniciar.
Os eleitos municipais o líder da bancada do PAICV (oposição), Euclides Moreira e Daniel Vieira do (MpD) partido que gere a câmara são de opinião que pelos ganhos alcançados em várias áreas volvidos 19 anos “valeu a pena” a criação do município.
Pois, segundo os mesmos, com a criação do município, além de ter ganho a sua autonomia, São Salvador do Mundo conheceu e viu nascer várias infra-estruturas, além de ter ganho instituições descentralizadas do Estado e privadas.
A construção da escola secundária, campo relvado, placas desportivas, construção de habitações para famílias carenciadas, construção de estradas municipais, aumento do número de famílias com acesso à água potável, entre outros, foram alguns dos ganhos a nível da insfraestruturação do município, desporto e juventude, educação, mas também a nível da saúde com aquisição de duas ambulâncias e outros feitos.
Destacaram ainda ganhos a nível da acção social, com destaque para construção e reabilitação das casas e construção de casas de banho.
Além desses ganhos, apontaram algumas necessidades do município, como mais investimentos para o sector da juventude, continuidade dos trabalhos para a melhoria das acessibilidades, apoios sociais, entre outros investimentos para construir um município cada vez mais forte e resiliente.
No acto da sessão solene foram homenageados os artistas Titio Belo Freire, Kamoka e Zeny e foi da também o Hotel Cantinho, em Achada Leitão.
Separado em 2005 do concelho de Santa Catarina, São Salvador do Mundo conta com uma superfície de 31 quilómetros quadrados e constituído apenas por uma freguesia do mesmo nome. É conhecido pela sua tradição industrial (serralharia, metalúrgica e mecânica), e pelas suas potencialidades agrícolas, turísticas e em tecelagem.
MC/JMV
Inforpress/Fim
Partilhar