Cidade da Praia, 24 Set (Inforpress) - O secretário de Estado da Economia Digital de Cabo Verde Pedro Lopes foi distinguido como melhor futurista na lista global dos 100 melhores futuristas e inovadores de 2024.
Esta informação foi anunciada através de uma nota de imprensa do Governo em que a Inforpress teve acesso, explicando que o governante foi seleccionado devido à sua actuação de destaque em conferências internacionais, onde é um defensor “incansável” do poder do digital no continente africano e pela criação da Cabo Verde Digital.
A mesma fonte justificou ainda esta distinção por o governante ser uma "referência" na forma como contribui no presente para um futuro brilhante do continente Africano.
O secretário de Estado da Economia Digital vai receber este prémio na sexta-feira, 27, na sede da Microsoft em Times Square, em Nova Iorque, onde é orador convidado no painel sobre Inteligência Artificial intitulado “Reduzindo a Divisão Digital em Comunidades Sub-representadas”.
Na lista de homenageados deste ano, destacam-se muitos nomes de referência global, a nível de inovação.
Em 2018, Pedro Lopes foi um dos poucos a ser reconhecido duas vezes pela MIPAD, na categoria Política e Governança e agora volta a ser homenageado na categoria de Futurista, sendo o único representante dos países de língua oficial portuguesa.
A MIPAD (Most Influential People of African Descent) é uma iniciativa global que reconhece e homenageia pessoas de ascendência africana que se destacam em diversas áreas, como negócios, política, cultura, ciência, tecnologia, entre outras.
A organização trabalha em parceria com as Nações Unidas para destacar a excelência, resiliência e as contribuições significativas dessas pessoas a nível global, especialmente durante a Década Internacional dos Afrodescendentes (2015-2024), proclamada pela ONU (Organização das Nações Unidas).
Estes prémios visam elevar a consciência sobre o “papel fundamental” da criatividade e inovação em todos os aspectos do desenvolvimento humano, em particular no que diz respeito às pessoas de descendência africana em todo o mundo.
Esta edição intitulada “Global Top 100 Futurists and Innovators” foi promovida pela Most Influential People of African Descent (MIPAD).
DG/ZS
Innforpress/Fim
Partilhar