
Cidade da Praia, 07 Nov (Inforpress) - A Associação de Turismo de Santiago (ATS) e a Câmara Municipal de Santa Cruz estão focadas na valorização dos patrimónios com necessidade de requalificação e na segurança turística, visando garantir a confiança de visitantes e investidores.
Estas foram algumas decisões importantes saídas da reunião de quinta-feira e divulgadas esta noite entre as duas instituições no município de Santa Cruz, com o propósito de “consolidar a imagem positiva do destino”.
Realizada como forma de ATS dar continuidade ao ciclo de encontros institucionais com as autarquias da ilha, a reunião teve como objectivo conhecer os projectos em curso no domínio do turismo e reforçar o diálogo sobre as estratégias de desenvolvimento local.
De acordo com a nota de imprensa da ATS, “foram abordadas diversas áreas de interesse comum, incluindo a valorização dos recursos naturais, culturais e patrimoniais, o fortalecimento do turismo rural e ecológico, e a necessidade de promover maior segurança turística e qualificação dos serviços”.
A valorização dos patrimónios foi apontada como a necessidade de requalificação, enquanto oportunidades de criação de novos produtos turísticos com base na história e identidade locais.
“A ATS e a autarquia partilharam a visão de que a recuperação desses espaços pode impulsionar o turismo cultural e contribuir para o fortalecimento da economia do município”, cita a fonte.
Santa Cruz, reconhecido pela sua vocação agrícola e pelas suas fortes tradições culturais, explicita a comunicação da ATS, apresenta grande potencial para o desenvolvimento das aldeias rurais, através da integração entre o agronegócio, o turismo comunitário e a valorização das vivências locais.
“Esta articulação pode gerar experiências autênticas e diversificar a oferta turística da ilha de Santiago”, escreve a missiva, sublinhando que “o reforço da coordenação entre autoridades locais, comunidades e operadores turísticos foi apontado como passo fundamental para um desenvolvimento sustentável e responsável".
O presidente da Câmara Municipal de Santa Cruz, Carlos Silva, destacou ainda a importância do envolvimento da diáspora no processo de desenvolvimento turístico do município, sublinhando que os emigrantes desempenham um papel estratégico na promoção do destino e no investimento local.
Para a ATS, este encontro representa mais um passo na construção de parcerias sólidas com os municípios da ilha, reforçando o papel da Associação como plataforma de concertação e cooperação entre o sector público, privado e comunitário, sempre com foco no desenvolvimento integrado e inclusivo do turismo em Santiago.
“Santa Cruz tem um potencial extraordinário, com aldeias rurais autênticas, património histórico, paisagens únicas e uma agricultura dinâmica. O desafio é transformar essas potencialidades em oportunidades que beneficiem as comunidades locais”, destacou o novel presidente da ATS, Mário Sanches.
SR/JMV
Inforpress/Fim
Partilhar