Pedro Lopes inicia missão à Nigéria para reforçar cooperação bilateral e partilhar progresso digital do país

Inicio | Cooperação
Pedro Lopes inicia missão à Nigéria para reforçar cooperação bilateral e partilhar progresso digital do país
01/09/25 - 12:28 pm

Cidade da Praia, 01 Set (Inforpress) - O secretário de Estado da Economia Digital, Pedro Lopes, deslocou-se à Nigéria para representar o país de hoje a sexta-feira, 05, numa missão que visa reforçar a cooperação bilateral e partilhar o progresso digital de Cabo Verde.

O governante vai participar em eventos em Abuja e Lagos (Nigéria), e, de acordo com uma nota de imprensa do Gabinete de Comunicação e Imagem do Governo, inicia a missão a participar na qualidade de orador no “Government Leadership and AI Summit”, um painel de alto nível, e tem ainda como incumbência a exploração de novas parcerias estratégicas.

Esta missão tem como ponto alto da agenda, em Abuja, a assinatura de um acordo de apoio à iniciativa “Code the Future – Cabo Verde Rising”, promovida pela SheCode.ai, no âmbito do programa Digital Africa Corridor (DAC).

O programa DAC visa capacitar jovens, com foco especial em mulheres, em áreas como Inteligência Artificial e programação e inovação digital, contribuindo para o reforço do capital humano e para a aceleração da transformação digital em Cabo Verde.

Na segunda fase da missão, conforme a mesma fonte, a delegação seguirá para Lagos, onde o secretário de Estado participará como orador no painel “One African Silicon Valley or Many?”, integrado no GITEX Nigéria Start-up Festival.

Cabo Verde estará representado neste encontro por duas startups nacionais - HelpMe, de Johnny Pina, e ShetTech, de Ruhana Miranda - que integram a missão com o apoio da Pró-Empresa.

Além dos eventos oficiais, os representantes de Cabo Verde irão visitar à Tony Elumelu Foundation e a outros hubs de inovação nigerianos, com o objetivo de aproximar o país de um dos maiores ecossistemas tecnológicos de África.

O objectivo é apresentar o modelo do Cabo Verde Tech Park e procurar parcerias estratégicas que reforcem a posição do país como hub regional de tecnologia e inovação.

PC/AA

Inforpress/Fim

Partilhar