Cidade da Praia, 08 Ago (Inforpress) - O estilista cabo-verdiano Cinzo Gamboa disse hoje que participar na Fashion Week CPLP em Lisboa é a realização de um “grande passo e sonho” na sua carreira, afirmando que sempre almejou lançar a sua colecção fora do país.
À Inforpress, o estilista explicou que recebeu o convite para participar neste desfile por parte da mentora do projecto, afirmando que já tinha sido convidado em 2023, mas que devido a situações burocráticas para aquisição de visto e falta de apoios não conseguiu viajar para Portugal.
Neste particular, apelou às instituições para serem "menos burocráticos" na facilitação de vistos e apoios, neste caso, para os jovens empreendedores que querem apresentar os seus trabalhos em outros países.
No desfile Fashion Week CPLP, que decorreu de 01 a 04 de Agosto, o estilista avançou que de Cabo Verde, levou roupas confeccionadas com tecidos que representam o “pano di terra” (pano de terra), estilos e colecções que estão em tendência no dia-a-dia no país e também na diáspora.
Das peças que apresentou vai desde bolsas, carteiras, camisas, saias, calças, coletes, mini casacos, entre outras peças, para homens e mulheres.
Cinzo Gamboa, que participou pela primeira vez na Fashion Week CPLP, sublinhou que o evento serviu como “catalisador” para o crescimento da sua marca, oferecendo mais visibilidade, oportunidades de “networking” e canais de vendas.
Futuramente o estilista pretende criar um laboratório de moda para capacitar novos talentos que irá contribuir para o desenvolvimento da indústria da moda em Cabo Verde, mas também, ajudá-lo a fortalecer a sua marca como um “agente transformador” na comunidade.
Acrescentou que com a criação deste espaço pode se tornar um “centro de inovação” onde as ideias frescas e criativas são cultivadas.
Com esses projectos futuros focados na criação de colecções e na formação de novos talentos, Cinzo Gamboa acredita que a sua marca pode não só se fortalecer, mas também contribuir para o crescimento da moda em Cabo Verde, tornando-se um pilar influente nesta indústria.
DG/CP
Inforpress/Fim
Partilhar