Parlamento: PM diz que medidas implementadas na educação foram “importantes” com “resultados visíveis”

Inicio | Política
Parlamento: PM diz que medidas implementadas na educação foram “importantes” com “resultados visíveis”
23/04/25 - 11:44 am

Cidade da Praia, 23 Abr (Inforpress) – O primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, considerou hoje, no Parlamento, que as medidas implementadas a favor da educação foram “importantes” e os resultados têm vindo a surgir.

O segundo dia de sessão parlamentar, da segunda sessão ordinária do mês de Abril, iniciou esta quarta-feira com o debate com o primeiro-ministro sobre as “Estratégias e políticas de educação para o desenvolvimento sustentável de Cabo Verde”.

O chefe do Governo, na sua intervenção, começou por elencar um conjunto de medidas que o executivo tem implementado a favor da educação, assegurando que são reformas que têm garantido uma educação para todos, inclusiva, e na base da educação de qualidade.

“Reduzimos de forma significativa as barreiras financeiras no acesso à frequência do ensino pré-escolar, ensino básico e ensino secundário. Aliviamos as famílias de encargos financeiros com a educação dos seus filhos. Facilitamos o acesso e a frequência a pessoas com deficiência a todos os níveis de ensino, do pré-escolar ao ensino superior”, disse Ulisses Correia e Silva.

O primeiro-ministro referiu que são “reformas importantes”, que têm tido “bons resultados”, aliviando as famílias e diminuindo as desistências de crianças e jovens no ensino.

De igual modo, apontou que foram adoptadas medidas que contribuíram para a proteção da maternidade e paternidade a nível da educação, mencionando também, no seu discurso, que novas instituições foram criadas em resposta à especialização de vocações regionais do desenvolvimento das ilhas.

“Para garantir a educação de qualidade, a reforma em curso centra-se no fortalecimento da aprendizagem de línguas, reforço de conhecimentos científicos, tecnológicos e instrumentais, promoção da educação cívica, desenvolvimento de competências relacionais e atitudes de pesquisa e trabalho, desenvolvimento de capacidades orientadas para o mercado de trabalho” assegurou.

Por outro lado, destacou que a qualificação e a valorização dos professores têm sido um elemento central do sistema educativo mais inclusivo e de maior qualidade, para competências e a sua adequação, quer científicas e pedagógicas, aos novos perfis e necessidades do sistema educativo.

Ainda referente aos professores Ulisses Correia e Silva também frisou que um conjunto de medidas tem sido tomadas nesse sentido, nomeadamente com a regularização de salários em atraso, resultantes de situações de precariedade laboral, o Plano de Carreiras, Funções e Remunerações (PCFR) e com o novo Estatuto do Pessoal Docente.

OS/CP

Inforpress/Fim

Partilhar