«Ordens, condecorações e medalhas de Cabo Verde» é uma obra de luxo e cuidadosamente planeada - apresentador

Inicio | Cultura
«Ordens, condecorações e medalhas de Cabo Verde» é uma obra de luxo e cuidadosamente planeada - apresentador
08/10/24 - 07:31 pm

Cidade da Praia, 08 Out (Inforpress) – O antropólogo Manuel Brito-Semedo, apresentador do livro «Ordens, condecorações e medalhas de Cabo Verde», de Jorge Cólogan, considerou hoje que se trata de uma obra de luxo, cuidadosamente planeada, que vai enriquecer a historiografia de Cabo Verde.

Jorge Cólogan, doutorando em Direito, licenciado em Ciência Política e Mestre em Cerimonial e Protocolo, autor desta obra intitulada «Ordens, condecorações e medalhas de Cabo Verde» é o representante no país da Fundação Canária para Acção Exterior do Governo das Canárias (FUCAEX) há cerca de sete anos.

Publicado no quadro das comemorações do centenário do nascimento de Amílcar Cabral (1924-2024), com “alto patrocínio” da Presidência da República, a apresentação do livro conduzida pelo antropólogo Manuel Brito Semedo, terá lugar na Sala Beijing do Palácio do Presidente da República, pelas 18:00 desta quarta-feira.

Segundo o apresentador, é a primeira vez que se faz um trabalho desta natureza, um “marco importante” de referência para a historiografia de Cabo Verde, numa área “onde não há”, que explora desde a origem das condecorações, de uma maneira geral, que remonta à antiguidade.

“Para além de estar sistematizado, é um livro extremamente importante, muito bonito, bem feito. É um tema de interesse geral, mas é específico, ricamente ilustrado, com figuras, mapas antigos, fotos de diferentes decorações. Na verdade, é uma obra de luxo, cuidadosamente planeada. E é um estudo minucioso sobre o sistema honorífico de Cabo Verde”, comentou.

O livro, que tem o prefácio do Presidente da República, José Maria Neves, constitui um “detalhado estudo” académico e jurídico sobre o sistema honorífico cabo-verdiano, abordando o conjunto de Ordens, condecorações e medalhas do país, civis e militares, e até à data, é o primeiro e único trabalho publicado sobre esta temática em Cabo Verde.

Com 168 páginas impressas a quatro cores e ilustrado com fotografias inéditas das medalhas e condecorações, bem como com gravuras históricas, destina-se a um público especializado em História, Relações Diplomáticas e Protocolo, ainda que o interesse da publicação possa estender-se ao público em geral.

SC/ZS

Inforpress/Fim

Partilhar