Cidade da Praia, 09 Out (Inforpress) – O Orçamento do Estado para 2025 (OE’2025) atinge 98 milhões de contos, dos quais 82,5 por cento (%) são financiados por recursos internos, isto é, pelos impostos dos cabo-verdianos, anunciou hoje o primeiro-ministro.
“Há uns anos os orçamentos eram financiados em grande parte de recursos externos, donativos e empréstimos, e esta transição é importante porque caminha para a sustentabilidade”, declarou Ulisses Correia e Silva, ao presidir a abertura do Ciclo de Conferências sobre o OE’2025.
Trata-se, segundo a mesma fonte, de um “orçamento consistente” com as políticas, reformas e investimentos, numa perspectiva de médio prazo, entendendo que a realidade económica social só se transforma a longo prazo, com base em visão partilhada.
Considerou também que se descontinuar os objetivos, incentivos e as políticas perde-se a “consistência”.
Neste caso, afirmou que a economia está a crescer em torno do seu potencial e acima da média do crescimento dos países da África Subsaariana e com a inflação a manter-se a um nível baixo, se comparado com os anos 2022 e 2023.
“As reservas externas mantêm um nível bom, garantindo pelo menos seis meses de importação (...), a dívida pública continua uma trajetória descendente, em linha com o objetivo de atingir 99% do PIB em finais de 2026”, acrescentou Ulisses Correia e Silva.
O governante deu a garantia também de que se trata de um orçamento que tem investimento no estado social, na proteção e na inclusão social, nomeadamente na subsidiação do acesso das crianças ao ensino pré-escolar, gratuidade da inscrição em frequência no ensino básico e secundário a milhares de alunos.
Neste contexto, o chefe do Governo anunciou que está previsto até 2026 reabilitar oito mil casas, concluir e construir 3.800 casas sociais, infraestruturar 60,4 hectares de terrenos para habitação e requalificar 18 hectares de terrenos envolventes das habitações.
“Vamos dar a sete mil jovens acesso à formação profissional e ações de capacitação, acesso de 2.600 jovens a estágios profissionais, certificação de 1.000 profissionais, acesso de 200 jovens recém-formados ao programa de apoio à contratação por parte de empresas”, assegurou o governante.
Na saúde, apontou também Correia e Silva, 8,5 milhões de contos serão investidos, representando um aumento de 10,7% face ao OE’2024, nos recursos humanos, atenção primária e hospitalar e equipamentos médico-hospitalares.
De igual modo vão ser investidos 10 milhões de contos para a segurança e ordem pública, justiça e paz social, um crescimento de 11, 3% relativamente ao orçamento de 2024.
Conforme o primeiro-ministro, espera-se para 2025 um crescimento económico entre 5,3% e 5,7% e com isso uma redução da taxa de desemprego, com uma tendência decrescente por volta de 8,2%, para 2025, mas com uma perspectiva também de atingir cerca de 7,3%, em 2026.
Ulisses Correia e Silva destacou ainda que o Ciclo de Conferências tem como o objetivo comunicar as prioridades de políticas e investimentos e que o OE’2025 terá como foco acelerar o crescimento económico e a dinamização do investimento privado.
Para além da cidade da Praia, este ciclo de conferências vai ser realizado em Santiago Norte, e nas ilhas do Sal, São Vicente, Santo Antão e Fogo.
OS/AA
Inforpress/Fim
Partilhar