OE’2026: “Orçamento cuida, protege e cria condições para a juventude cabo-verdiana” – JpD

Inicio | Política
OE’2026: “Orçamento cuida, protege e cria condições para a juventude cabo-verdiana” – JpD
13/11/25 - 01:31 pm

Cidade da Praia, 13 Nov (Inforpress) – O presidente da Juventude para a Democracia (JpD), Líver Gomes, afirmou hoje que o Orçamento do Estado (OE’2026) “cuida, protege e cria condições para que a juventude cabo-verdiana continue a sonhar e a ir mais longe”.

O líder da JpD, que falava em conferência de imprensa, na Praia, adiantou que o instrumento “assume resultados inspiradores e que geram confiança”, salientando que Cabo Verde deverá alcançar, em 2026, uma taxa de desemprego de 7,3 por cento (%), o que considera “um recorde” desde a independência.

Líver Gomes sublinhou que a taxa de desemprego jovem registou uma descida significativa, passando de 41% em 2016 para 20% actualmente, resultado de “políticas sensíveis e de um investimento sério com uma visão clara de oportunidades para os jovens cabo-verdianos”.

“Esses números não são apenas estatísticas, mas oportunidades reais, vidas concretas e histórias de sucesso de cada jovem que acredita novamente no futuro de Cabo Verde”, frisou.

O dirigente da JpD destacou ainda o papel da educação e da formação profissional como pilares da inclusão social.

Nesse sentido, recordou que o Governo mantém o acesso gratuito ao ensino básico e superior, e que os incentivos no pagamento de propinas para jovens inscritos no Cadastro Social Único, do Grupo 1 ao 4, “têm impacto directo no bolso e na panela das famílias”.

De acordo com os dados apresentados, o Orçamento do Estado para 2026 prevê um investimento de cerca de 517,6 milhões de escudos para financiar 150 acções de formação profissional, beneficiando 3.200 jovens em todo o país.

Além disso, estão previstos 515 milhões de escudos para apoiar “startups”, formações nas áreas digitais e iniciativas de auto-emprego, o que, segundo Líver Gomes, demonstra que “o Governo acredita no talento dos jovens cabo-verdianos”.

No domínio do ensino superior, o orçamento destina 550 milhões de escudos, beneficiando 4.100 estudantes, com mais de 500 novas bolsas de estudo.

Outra medida inovadora é a atribuição de 233 casas para residências universitárias, sendo 156 no Palmarejo Grande (Praia) e 77 na Ribeira de Julião (Mindelo), para apoiar estudantes deslocados.

O presidente da JpD destacou ainda a criação, “pela primeira vez na história de Cabo Verde”, de um regime de emprego universitário, que permitirá aos estudantes “trabalhar durante os estudos, ganhando experiência e rendimento para o dia-a-dia.

O orçamento prevê também medidas de apoio à habitação jovem, com o Governo a assumir a bonificação de juros até 55% no regime jovem e 50% no regime geral, bem como um aumento histórico para os recrutas, que passarão a auferir 9.500 escudos, contra os actuais 1.360 escudos.

“Este é um orçamento de vitórias para a juventude, para as famílias e para todos os que acreditam que Cabo Verde pode continuar a avançar com oportunidades para todos”, concluiu Líver Gomes.

TC/HF

Inforpress/Fim

Partilhar