Nacional de Powerlifting: Conceição Fernandes (Fogo) e Jaison Carvalho (Santiago Norte) destacam-se entre os vencedores

Inicio | Desporto
Nacional de Powerlifting: Conceição Fernandes (Fogo) e Jaison Carvalho (Santiago Norte) destacam-se entre os vencedores
05/10/25 - 03:45 pm

Cidade da Praia, 05 Out (Inforpress) – Os halterofilistas atletas Conceição Fernandes (Fogo) e Jaison Carvalho (Santiago Norte) destacam-se entre os vencedores do Campeonato Nacional de Powerlifting, realizado sábado no Pavilhão Desportivo Vavá Duarte, pela Federação Cabo-verdiana de Halterofilismo.

Nos resultados femininos, Conceição Fernandes, do Fogo, destacou-se como a melhor levantadora nacional, na categoria de 84 kg, com 73.1 pontos IPF.

Yara Almeida e Maria Fatumata Camará (47 kg) garantiram o primeiro e segundo lugares, respectivamente, nos 52 kg, Mayara Almeida sagrou-se campeã nacional, enquanto nos 57 kg, Deusa Fernandes da Silva venceu, seguida por Edilyce Borges.

Na categoria de 63 kg, Érica Monteiro, de São Vicente, conquistou o primeiro lugar e o título de melhor levantadora da categoria, à frente de Mónica Tavares e Patrícia Neves, ambas de Santiago Sul.

Já nos 72 kg, Maria Filomena Tavares chamou a si o título e foi ainda a segunda melhor levantadora nacional, com Bruna Lopes a ocupar o segundo lugar.

Na vertente masculina, Jaison Carvalho, de Santiago Norte, foi o grande destaque ao revalidar o título nacional, na categoria +120 kg com um total de 485 kg (280 kg no agachamento, 200 kg no supino), para além de 320 kg no levantamento de terra), sagrando-se o melhor levantador nacional com 87.8 pontos IPF.

Entre os restantes vencedores, destacam-se Maurício Mendes (44 kg, Santiago Sul), Papito George M. Eid (66 kg, Santiago Sul), Kéven Torres (74 kg, Fogo), Luís Ferreira (83 kg, Santiago Sul), Yanes Veiga (93 kg, Fogo), Davidson Rosário (105 kg, Santiago Norte) e Alessandro Semedo (120 kg, Sal).

O nacional encerrado na noite deste sábado, reuniu atletas de cinco regiões desportivas, Santiago Sul e Norte, Fogo, Sal e São Vicente, e ficou marcado por uma forte presença feminina e novos recordes nacionais. 

Segundo informações da Federação Cabo-verdiana de Halterofilismo (FECAH), a prova confirmou o crescimento da modalidade, tanto em número de atletas como na qualidade das performances, tendo realçado o domínio das atletas de Santiago Sul nas categorias femininas.

O presidente da FECAH, Albino Santos, fez um balanço “muito positivo” da competição, sublinhando que o evento demonstra “o crescimento da modalidade e o surgimento de novos talentos em várias ilhas”, além do aumento expressivo da participação feminina, com 11 mulheres inscritas este ano.

Os melhores atletas da prova nacional representarão Cabo Verde no Campeonato Africano de Powerlifting, a realizar-se de 23 a 29 de Novembro, em Túnis (Tunísia), onde o país espera marcar presença com uma “equipa forte e determinada a fazer história”.

KA/SR//CP

Inforpress/Fim

Partilhar