Mundial do Turismo: Associação "Guiantur" defende criação de um sistema de transportes inter-ilhas para facilitar mobilidade de turistas

Inicio | Economia
Mundial do Turismo: Associação "Guiantur" defende criação de um sistema de transportes inter-ilhas para facilitar mobilidade de turistas
27/09/24 - 12:54 am

Cidade da Praia, 27 Set (Inforpress) –  O presidente da Associação Cabo-verdiana de Guias e Animadores Turísticos (Guiantur) defendeu hoje a criação de um sistema de transportes inter-ilhas para facilitar a deslocação de turistas e uma aposta em mais profissionais para o sector.

Ulissandro Reis, que falava à Inforpress, no âmbito do Dia Mundial do Turismo assinalado esta sexta-feira, sob o tema “Turismo e Paz”, destacando a importância do turismo como instrumento para a Paz, congratulou-se com a relevância do tema tendo em conta aquilo que decorre a nível mundial.

Isto é, explicou que qualquer turista que decide viajar vai à procura de alívio e paz e em Cabo Verde não é excepção.

No entanto aponta desafios, nomeadamente na questão de transporte e de recursos humanos.

Ulissandro Reis disse ser necessário a criação de um sistema de transporte inter ilhas, que facilite a circulação de turistas nas outras ilhas.

Mostrou-se igualmente preocupado com a “fraca” disponibilidade de recursos humanos para dar resposta à demanda, assegurando que o “turismo segue a bom ritmo” e que infelizmente não há profissionais suficientes e alternativas para se conhecer outras ilhas.

“O sector do turismo está a aumentar a cada ano e para responder a isso temos que apostar na qualidade, pelo que é importante investir em mais profissionais para o sector em vários domínios e ter um sistema de mobilidade”, frisou.

O presidente associativo apontou, por exemplo, o recrutamento de guias a nível de transporte, serviço de recepção, e línguas específicas. “Precisamos de formar pessoas para trabalharem nesta área o mais rápido possível”, reforçou Ulissandro Reis. 

Sublinhou ainda que esta necessidade é notada principalmente na ilha do Sal, por ser a ilha com maior número de turistas, mas também nomeou as ilhas da Boa Vista, São Vicente, Santo Antão e Santiago.

De igual modo referiu também que é preciso ter um turismo de fiscalização e de organização e evitar um “turismo frágil”.

Com o tema "Turismo e Paz", a Organização das Nações Unidas escolheu a Geórgia como anfitriã para a comemoração oficial do Dia Mundial do Turismo deste ano, colocando em evidência o papel das viagens e do turismo em prol da harmonia global.

Este ano a comemoração do turismo mundial coincide com a Cimeira do Futuro, convocada pelo Secretário-Geral da ONU, António Guterres.

Trata-se de uma iniciativa que visa concretizar a assinatura do Pacto para o Futuro, pela Assembleia Geral das Nações Unidas, documento que resulta de complexas negociações intergovernamentais, e que tem por objectivo gerir e mitigar crises mundiais.

OS/ZS

Inforpress/Fim

Partilhar