Nova Sintra, 13 Out (Inforpress) – A ilha Brava está hoje em clima de festa, após a selecção nacional de Cabo Verde garantir, pela primeira vez na sua história, o apuramento para o Campeonato do Mundo de Futebol da FIFA.
O feito histórico foi alcançado esta tarde, no Estádio Nacional, na cidade da Praia, depois de uma vitória emocionante por 3-0 frente à Eswatini, selando o primeiro lugar no grupo de qualificação africano.
Nas ruas de Nova Sintra, bandeiras azuis tremulavam ao vento, buzinas ecoavam por cada esquina e os bravenses, de todas as idades, celebravam com lágrimas nos olhos e orgulho no coração.
Para muitos, este é um sonho há muito esperado, agora transformado em realidade.
“Nunca pensei ver Cabo Verde num Mundial durante a minha vida. Isto é mais do que futebol, é uma vitória para todo o povo cabo-verdiano”, disse emocionado António Lopes, residente da Furna.
Já João da Lomba, que estava bastante emocionado, não escondeu a euforia e o orgulho da sua nação de descreveu como “os vencedores”.
“Somos vencedores, somos pequenos no mapa, mas grandes de esperança e com muita raça. Viva Cabo Verde!”, gritou.
A Brava, conhecida pela sua beleza natural e tradição cultural, mostrou, mais uma vez, que mesmo sendo a mais pequena ilha habitada do arquipélago, o seu coração é dos maiores quando se trata de apoiar Cabo Verde.
O apuramento de Cabo Verde para o Mundial representa um marco inédito na história do desporto nacional e reforça o sentimento de unidade, identidade e esperança de todo um povo.
DM/HF
Inforpress/Fim
Partilhar