
Cidade da Praia, 09 Dez (Inforpress) – O grupo parlamentar do MpD manifestou hoje “profundo pesar” pelo falecimento do embaixador, antigo ministro dos Negócios Estrangeiros e ex-deputado José Filomeno Monteiro, considerado “uma figura de Estado e um servidor exemplar da nação”.
Felipe Santos fez estas afirmações durante a conferência de imprensa para o balanço das jornadas parlamentares que antecedem a sessão plenária de Dezembro que arranca esta quarta-feira, 10.
Segundo o deputado, o desaparecimento físico do ex-governante mergulhou a Assembleia Nacional num ambiente de “profunda consternação”, levando os grupos parlamentares e os deputados da UCID a decidirem o adiamento do debate com o ministro da Promoção de Investimentos e Fomento Empresarial e o ministro da Modernização do Estado e da Administração Pública.
“Neste momento de perda, entendemos ser mais apropriado homenagear a memória do nosso colega e amigo José Filomeno, em vez de realizar debates que seriam de grande relevância política”, afirmou Felipe Santos.
O debate estava previsto para ser um dos momentos altos da primeira sessão plenária de Dezembro, mas, de acordo com o MpD, a realização seria inadequada num contexto em que a Assembleia Nacional presta homenagem a “um dos seus membros mais destacados”.
O partido sublinha que, apesar do adiamento, mantém o compromisso com a agenda legislativa e continuará a trabalhar nas reformas estruturantes previstas para esta sessão plenária, incluindo medidas voltadas para a cultura, o fortalecimento do parlamento e a modernização do funcionamento institucional.
O ex-ministro dos Negócios Estrangeiros José Filomeno Monteiro, que por razões de saúde, tinha saído do Governo no mês de Outubro, faleceu na segunda-feira, 09, na cidade da Praia.
José Filomeno de Carvalho Dias Monteiro foi diplomata de carreira e deputado nacional eleito na lista do Movimento para a Democracia (MpD), na ilha de Santiago.
Enquanto diplomata, ocupou lugar de embaixador de Cabo Verde nos Países Baixos, na Hungria, na Bélgica, e também junto da União Europeia (UE), considerado pelo Governo como um dos postos de representação diplomática mais importantes e prioritários para o país.
CM/AA
Inforpress/Fim
Partilhar