Ribeira Brava, 22 Mar (Inforpress) – Um grupo de cinco monitoras do pré-escolar no município do Tarrafal de São Nicolau concluiu hoje uma formação em leitura e escrita Braille promovida pela delegação do Ministério da Educação no concelho.
Segundo a formanda Teodora Soares, a formação é uma “mais valia” para as monitoras, tendo em conta a necessidade de formação que a classe no município tem para lidar com crianças com necessidades educativas especiais.
“Com esta formação já ficamos com uma base para no caso de viermos a ter crianças com deficiência visual saber como lidar com as mesmas, mas também partilharmos os conhecimentos com os colegas que não participaram da formação”, acrescentou.
A formação, com duração de três meses, foi ministrada pelo formador e deficiente visual João Araújo, que afirmou que o objetivo é capacitar os monitores para estarem aptos para lidar e trabalhar com alunos com deficiência visual.
“Durante a formação trabalhamos conteúdos como pauta e função para leitura e escrita Braille, cubaritos e cubos para matemática e bengala branca, como forma de capacitar os formandos para estarem melhores preparados para trabalhar com pessoas com deficiência visual”, realçou.
João Araújo, que desde de 2017 tem se dedicado ao ensino do Braille, disse já ter formado cerca de meia centena de professores, para além de alunos e funcionários de instituições na ilha.
WM/JMV
Inforpress/Fim
Partilhar