Porto Inglês, 01 Out (Inforpress) – O ministro da Cultura, Augusto Veiga, fez, segunda-feira, uma “radiografia interessante” do sector artístico na ilha do Maio durante um encontro que manteve com os fazedores de cultura da ilha.
Na sua primeira deslocação oficial à ilha do Maio, o governante diz ter constatado “muita vontade” dos artistas de fazerem as coisas acontecerem.
“Saio deste encontro com uma radiografia muito interessante do setor artístico na ilha do Maio. Há muita dinâmica cultural, entretanto os artistas ainda precisam de projectar seus talentos para fora da ilha e estamos aqui para ajudar nesta transição e na questão do financiamento de projetos”, avançou à imprensa.
O ministro diz ter ficado impactado com o desejo de se dar continuidade, na ilha, a manifestações culturais como a Tabanca e o Batuco, o que, segundo disse, mostra a preocupação em manter a tradição.
Durante o encontro, Augusto Veiga mencionou a hipóteses de atrair grandes eventos culturais para a ilha do Maio como o Kriol Jazz Festival e o Atlantic Music Expo, sendo o Ministério da Cultura um facilitador junto da organização desses eventos.
Na ocasião, o governante anunciou, também, a abertura de dois editais antes do final do ano para incentivar o batuco e os artistas em geral, orçados em mais de 10 mil contos.
O ministro da Cultura visita hoje os projectos beneficiados pelo programa Bolsa de Acesso à Cultura e preside à inauguração do polivalente de Morro.
RL/CP
Inforpress/Fim
Partilhar