Ministro da Cultura apela à diáspora que mantenha viva a cultura cabo-verdiana e fortaleça laços com o país (c/áudio)

Inicio | Sociedade
Ministro da Cultura apela à diáspora que mantenha viva a cultura cabo-verdiana e fortaleça laços com o país (c/áudio)
15/10/25 - 01:55 pm

Cidade da Praia, 15 Out (Inforpress) – O ministro da Cultura e das Indústrias Criativas, Augusto Veiga, apelou hoje à diáspora cabo-verdiana que mantenha viva a cultura nacional, visite o país, conheça a realidade actual e preserve as raízes.

O governante falava à Inforpress momentos antes da abertura do primeiro painel do Congresso Internacional de Quadros Cabo-verdianos, subordinado ao tema “Diáspora cabo-verdiana – cultura e identidade: sua expressão no mundo”, no âmbito do evento que decorre sob o lema “Um diálogo entre o país e a diáspora”.

Segundo Augusto Veiga, a cultura é o “ponto de união” que mantém viva a cabo-verdianidade, independentemente da geografia.

“A cultura faz parte da nossa identidade nacional e é o factor que realmente ajuda a identificar toda a nossa comunidade cabo-verdiana. É o elo de ligação entre todos nós”, afirmou.

O ministro realçou o papel do Governo na promoção e no fortalecimento dos laços culturais com os cabo-verdianos residentes no exterior, através do apoio a associações culturais e da participação em eventos realizados na diáspora.

“O Governo financia várias actividades culturais na diáspora e está sempre presente nesses eventos, reforçando essa ponte entre os que estão fora e Cabo Verde”, explicou.

Para os jovens descendentes de cabo-verdianos que nasceram fora do país, o governante sublinhou a importância de se manterem ligados às suas origens.

“A cabo-verdianidade está na nossa alma. Onde houver um cabo-verdiano ou um descendente, essa chama vai continuar acesa”, garantiu.

O governante aproveitou para deixar uma mensagem à comunidade emigrada.

“Continuem a manter viva a nossa cultura, visitem Cabo Verde, conheçam a nossa realidade actual e permaneçam ligados às vossas raízes e à família”.

O Congresso Internacional de Quadros Cabo-verdianos que decorre de 15 a 17 de Outubro, corrente, junta quadros nacionais e da diáspora para debater o papel destes no desenvolvimento sustentável de Cabo Verde.

Durante três dias, serão abordados temas como cultura, economia, cooperação científica e saúde.

KA/SR//HF

Inforpress/Fim

Partilhar