Ministro considera conclusão da reforma curricular “uma grande conquista” para sector de Educação

Inicio | Política
Ministro considera conclusão da reforma curricular “uma grande conquista” para sector de Educação
06/07/25 - 03:11 pm

Cidade da Praia, 06 Jul (Inforpress) – O ministro da Educação, Amadeu Cruz, considerou hoje a conclusão da reforma curricular como um avanço extraordinário e uma grande conquista para o sector, garantindo que essa medida irá melhorar o sistema educativo cabo-verdiano.

Amadeu Cruz fez estas afirmações em declarações à imprensa sobre o ano lectivo 2024/2025 no final da visita do Grão-Duque do Luxemburgo, Henri Albert Guillaume, à Escola do Ensino Básico "13 de Janeiro", na cidade da Praia.

“Chegamos ao fim da reforma curricular. Introduzimos novos programas do primeiro ao décimo-segundo anos de escolaridade. Levamos oito anos para implementar a mais vasta reforma curricular em Cabo Verde, desde a independência”, declarou.

De acordo com o governante, trata-se de uma reforma abrangente que engloba a introdução de novos programas curriculares, materiais didácticos, novo sistema de avaliação das aprendizagens, a reestruturação do sistema de formação de professores e valorização das carreiras dos docentes.

Esta reforma, reforçou, visa aproximar o sistema educativo cabo-verdiano dos sistemas educativos com os quais Cabo Verde tem maior interacção educativa, designadamente dos países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) e de Portugal, em particular.

Informou ainda que os resultados alcançados até a presente data apontam para melhorias significativas no ensino secundário.

“Os resultados até ao segundo trimestre mostravam taxas de aproveitamento e de notas positivas acima de 85 por cento (%) na generalidade das escolas, uma redução significativa das reprovações, uma redução significativa do abandono escolar, que baixou de 6,5% para 0,7%, 0,8%, ou seja, estamos a ter resultados extraordinários”, indicou.

Garantiu, por outro lado, que brevemente será concluída a introdução dos manuais escolares, informando que o Ministério da Educação já tem disponíveis manuais escolares até ao 12.º ano.

“Esperamos introduzir os manuais do 11.º até Setembro deste ano, no início do próximo ano lectivo, e em Janeiro e Fevereiro do ano de 2026 teremos os manuais do 12.º ano. Pela primeira vez na história de Cabo Verde (não só dos últimos 50 anos) teremos manuais próprios do 1.º ao 12.º anos”, congratulou-se.

CM/HF

Inforpress/Fim

Partilhar