
Pedra Badejo, 29 Out (Inforpress) – O Presidente da República afirmou hoje que o município de Santa Cruz é o maior do país no domínio do agronegócio e defendeu uma gestão mais eficiente da água e maior apoio aos pequenos investidores.
José Maria Neves fez estas considerações durante o encontro com operadores de Santiago Norte, ligados ao agronegócio, realizado no município de Santa Cruz, no âmbito da presidência de proximidade da região.
O chefe de Estado apontou que, apesar dos avanços já alcançados, Santa Cruz continua a dispor de novas e amplas potencialidades nos sectores da agricultura, da pecuária e da pesca que, segundo sublinhou, devem ser melhor exploradas para impulsionar o desenvolvimento local e nacional.
Para o Presidente da República, é necessário avançar com projectos de dessalinização de água para garantir maior capacidade produtiva e sustentabilidade do sector agrícola.
O chefe de Estado defendeu, igualmente, a necessidade de “melhorar a forma de gerir os rendimentos dos negócios” e de criar serviços de apoio aos pequenos empreendedores e investidores locais, de modo a facilitar o acesso a financiamento e promover a formalização das actividades económicas.
Segundo o Presidente da República, o fortalecimento do agronegócio em Santiago Norte deve estar articulado com o turismo, aproveitando as oportunidades criadas pelos voos de baixo custo, que vão contribuir para aumentar o fluxo de visitantes e gerar novas oportunidades económicas.
Reafirmou ainda a importância do envolvimento das câmaras municipais e do Estado na criação de condições para que os agricultores e criadores “gerem mais riqueza, mais emprego e mais rendimento” para as famílias.
Durante a sua passagem por Santa Cruz, Neves reuniu-se com o presidente da câmara e visitou a Ribeira dos Picos e projectos ligados ao agronegócio.
O encontro com os operadores do agronegócio faz parte da agenda da presidência de proximidade do chefe de Estado a Santiago Norte, que decorre de 27 a 31 de Outubro.
DV/HF
Inforpress/Fim
Partilhar