Mário Semedo vê nomeações da CAF como “orgulho” e reflexo da trajectória da Selecção Nacional

Inicio | Desporto
Mário Semedo vê nomeações da CAF como “orgulho” e reflexo da trajectória da Selecção Nacional
22/10/25 - 07:26 pm

Cidade da Praia, 22 de Out (Inforpress) – O presidente da Federação Cabo-verdiana de Futebol, Mário Semedo, afirmou hoje, na Praia, que as nomeações da Selecção, do seleccionador Bubista e do Vozinha aos CAF Awards'2025 representam “orgulho” para todo o futebol cabo-verdiano.

Em entrevista à Inforpress, o dirigente considerou que as distinções atribuídas pela Confederação Africana de Futebol (CAF) representam um reconhecimento do percurso competitivo de Cabo Verde e estão directamente ligadas à qualificação inédita da selecção para o Mundial 2026.

Explicou que, ao alcançar os seus objectivos, as individualidades acabam por ganhar destaque e que as nomeações surgem como consequência natural desse sucesso colectivo.

“É sempre motivo de orgulho, não só para a federação, mas também para todo o povo cabo-verdiano (…) ter nomeações para melhor equipa, o melhor guarda-redes e melhor treinador é motivo de grande satisfação para o nosso futebol”, afirmou Mário Semedo.

O presidente da FCF recordou que a campanha realizada durante a fase de qualificação foi determinante para este reconhecimento.

Disse acreditar que o desempenho da selecção reflectiu o progresso do futebol nacional e que a “trajectória positiva” serviu de base para a escolha feita pela CAF.

“O Vozinha fez uma excelente campanha e o treinador é o reflexo dos resultados alcançados”, observou.

Mário Semedo defendeu que a projecção internacional da selecção já está consolidada pela qualificação alcançada e acrescentou que as distinções podem ainda fortalecer a imagem e a carreira dos jogadores nomeados.

Os Tubarões Azuis figuram entre as nomeadas a Selecção Masculina do Ano, ao lado da Argélia, Costa do Marfim, Egipto, Gana, Marrocos sub-20, Marrocos AA, Senegal, África do Sul e Tunísia.

Cabo Verde disputou 10 jogos na luta pela qualificação ao Mundial, obteve sete vitórias, dois empates e uma derrota, marcou 18 golos e sofreu seis, consolidando a qualificação para a Copa do Mundo.

O seleccionador Pedro Brito, “Bubista” concorre ao prémio de Treinador Masculino do Ano com Hossam Hassam (Egipto), Krunoslav Jurcic (Pirâmides FC, Egipto), Sami Trabelsi (Tunísia), Romuald Rakotondrabe (Madagácar, CHAN), Moine Chaabani (RS Berkane), Tarik Sektioui (Marrocos, CHAN), Mohamed Ouahbi (Marrocos sub-20), walid Regragui (Marrocos) e Pape Thaiw (Senegal).

O guarda-redes Vozinha, do Desportivo de Chaves (Portugal), está nomeado para Guarda-redes do Ano, competindo com André Onana (Camarões/Trabzonspor), Ahmed El Shenawy (Egipto/Pirâmides), Munir Mohamedi (Marrocos/RS Berkane), Yassine Bonou (Marrocos/Al-Hilal), Stanley Nwabali (Nigéria/Chippa United), Édouard Mendy (Senegal/Al Ahli), Marc Diouf (Senegal/Tengueth), Ronwen Williams (África do Sul/Mamelodi Sundowns) e Aymen Dahmen (Tunísia/CS Sfaxien).  

KF/SR//HF

Inforpress/Fim

Partilhar