
Cidade da Praia, 26 Dez (Inforpress) – O presidente da Associação de Santiago Sul de Atletismo, Nuno Ribeiro, confirmou hoje que são esperados mais de 100 atletas para a Corrida de São Silvestre 2025, que acontecerá este fim de semana na cidade da Praia.
Em entrevista à Inforpress, Nuno Ribeiro, representante da Associação de Santiago Sul de Atletismo, disse que esta corrida é a principal prova de estrada que percorre várias artérias da cidade da Praia, servindo para coroar todas as actividades desportivas realizadas ao longo do ano.
Embora a prova tenha uma forte presença na cidade da Praia e em outras regiões, ela não é considerada uma prova nacional, pois, segundo Ribeiro, a Associação de Santiago Sul é uma região desportiva independente.
No entanto, a corrida de São Silvestre também é realizada em outras ilhas e regiões de Cabo Verde, como Santo Antão, São Vicente, Sal e Fogo, demonstrando sua relevância nacional.
Em termos de participação, a edição deste ano promete mais de 100 inscritos, com 80 atletas já confirmados até o dia de hoje, 26.
A prova está prevista para o domingo, 28 de Dezembro, e contará com três categorias, seniores, veteranos e juniores, além de provas de 100 metros para ambas as categorias.
A prova principal, a "prova rainha", será de 10 quilómetros, destinada aos seniores e veteranos, enquanto as provas de velocidade funcionarão como complemento à corrida.
Quanto à organização, Ribeiro revelou que a preparação para a corrida está quase concluída.
Em relação aos prémios, os primeiros três colocados da prova de 10 quilómetros receberão 20 mil, 10 mil e oito mil escudos, tanto no masculino quanto no feminino.
Para os veteranos, os prémios são de 15 mil, 10 mil e oito mil escudos, enquanto as provas de velocidade vão premiar os vencedores com 10 mil, oito mil e cinco mil escudos.
O percurso da prova passará por áreas emblemáticas da cidade, como o Largo de Quebra-Canela, a rotunda do Luar e o bairro de Achada Santo António.
O presidente avançou que a corrida contará com cerca de 30 voluntários de diferentes bairros da cidade, mobilizados para apoiar na logística, distribuição de água, sinalização das estradas e acções de prevenção.
JBR/HF
Inforpress/Fim
Partilhar