Porto Inglês, 24 Set (Inforpress) – O ministro da Agricultura e Ambiente lançou hoje, na ilha do Maio, o projecto de dessalinização de água para a agricultura, na zona Norte da ilha, de forma a reduzir a dependência da chuva.
Gilberto Silva disse que a estratégia do Governo é poder utilizar as tecnologias existentes para obter água de forma segura e permanente, contribuindo para a redução da pobreza e o reforço da segurança alimentar.
“A novidade é dessalinizar a água do mar, que é uma fonte inesgotável de água, para obter água de forma segura e permanente para a agricultura irrigada, porque os agricultores não precisam só de água, precisam de água com regularidade e quando há regularidade há menos riscos”, disse à imprensa.
Segundo o ministro, com a disponibilidade de água garantida, as instituições financeiras passam a confiar nos agricultores, devido à redução de riscos e à garantia de mais produção e de empregabilidade.
O projecto de dessalinização de água deverá estar concluído em oito meses e faz parte do Programa de Mobilização de Água para a Agricultura (PMAA), em parceria com a empresa Água de Rega.
Na ocasião do lançamento do projecto, foram apresentados os programas de incentivos à agricultura e à pecuária, nomeadamente o Programa de Incentivo para o Cultivo Protegido (estufas agrícolas) e o Programa de Modernização da Pecuária Familiar classe B, com subvenção do Estado.
Conforme o ministro da agricultura, o pacote de investimentos nestes incentivos está estimado em 700 mil contos, abrangendo todo o país, alterando a política do assistencialismo que, como disse, “perpetuou em Cabo Verde durante algum tempo”.
Gilberto Silva termina hoje uma visita de dois dias à ilha do Maio.
RL/HF
Inforpress/Fim
Partilhar