Maio: Noite de Garoupa e Poesia já se consolidou na agenda cultural da ilha - organização

Inicio | Economia
Maio: Noite de Garoupa e Poesia já se consolidou na agenda cultural da ilha - organização
31/08/25 - 12:42 pm

Porto Inglês, 31 Ago (Inforpress) – A organização da nona edição da Noite de Garoupa e Poesia considerou este sábado que o evento já se consolidou na agenda cultural da ilha, movimentando a economia local à volta da garoupa.

De acordo com Agostinho Silva, membro da organização, o certame tem registado um crescimento assinalável, com maior adesão do público e aumento significativo da quantidade de garoupa disponível.

“Para nós é motivo de satisfação realizar mais uma edição, uma edição que está bem claro que está a crescer cada vez mais, mais adesão. Apresentámos diversos pratos, o que para nós é motivo de satisfação”, disse à imprensa.

Enquanto na primeira edição foram apresentadas apenas 38 unidades, este ano o número ultrapassou as centenas, representando, segundo a organização, um reflexo da valorização do produto e do evento.

Uma das novidades desta edição foi a participação exclusiva de pescadores do Maio no fornecimento da garoupa, substituindo a dependência de fornecedores de outras ilhas.

Para a organização, esta mudança fortalece a pesca local e cria uma dinâmica positiva para a economia da ilha.

A nível cultural, a iniciativa contou com a participação de um grupo literário da Escola Secundária de Miraflores e de jovens maienses, que contribuíram tanto na parte artística como na confecção dos pratos apresentados.

Segundo a mesma fonte, a Noite de Garoupa e Poesia tem impacto directo na economia local, envolvendo pescadores, cozinheiras, jovens e associações comunitárias, além de atrair visitantes.

Estima-se que este ano tenham sido servidos cerca de 200 quilos de garoupa, valor muito superior aos 20 quilos registados na edição inaugural.

A nona edição decorreu sob o lema “Entre os Sabores e Versos, Celebramos a Nação”, sendo promovida pela Associação Pró-Morro com o apoio da Câmara Municipal do Maio.

RL/ZS

Inforpress/Fim

Partilhar