Kavita Shah lança “Miss Perfumado” com videoclipe em homenagem à morna e a Cesária Évora

Inicio | Cultura
Kavita Shah lança “Miss Perfumado” com videoclipe em homenagem à morna e a Cesária Évora
18/12/25 - 10:18 am

Mindelo, 18 Dez (Inforpress) – A cantora e compositora de jazz norte-americana Kavita Shah lança, no próximo dia 26 deste mês, a música e o videoclipe “Miss Perfumado”, uma interpretação intimista que homenageia a morna e o legado de Cesária Évora.

De acordo com uma nota da assessoria da cantora enviada à Inforpress, o lançamento resulta de uma colaboração artística iniciada em 2016 entre Kavita Shah e o mestre guitarrista cabo-verdiano Bau, fruto de “anos de pesquisa profunda” sobre a música tradicional de Cabo Verde.

Um percurso que, conforme a mesma nota, resultou no “aclamado álbum” Cape Verdean Blues, composto por mornas e coladeiras tradicionais cabo-verdianas, lançado em 2023, em homenagem a Cesária Évora e a Cabo Verde.

O videoclipe de “Miss Perfumado”, acrescenta a nota, foi gravado ao ar livre, em São Vicente, durante uma pausa na digressão da cantora, captando um momento espontâneo e informal entre os músicos.

“Sem recurso a gravações de estúdio tradicionais, o vídeo preserva a autenticidade da morna, a morabeza, o ambiente mindelense e o calor humano”, refere a mesma nota, que destaca, nesta música, o uso da “guitarra de 12 cordas, instrumento cada vez mais raro, magistralmente tocado por Bau, cuja mestria é central nesta interpretação”.

De acordo com a mesma fonte, entre 2022 e 2025, Kavita Shah realizou uma digressão mundial “de grande sucesso”, com cerca de 40 concertos nos Estados Unidos, Europa e Cabo Verde, ao lado de Bau, Djodje Almeida e N’du, contando com participações especiais de Zé Paris, Miroca Paris, Nancy Vieira, Bertânia Almeida, Jimmy Silva, Teófilo Chantre, Tete Alhinho e Fantcha.

Neste período, avançou ainda a fonte, a artista foi também convidada a cantar nas celebrações dos 50 anos da Independência de Cabo Verde, em Boston, na presença do primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva.

CD/ZS

Inforpress/Fim

Partilhar