Espargos, 14 Ago (Inforpress) – O Instituto Nacional de Meteorologia e Geofísica (INMG) alertou hoje que o país estará sob a influência de uma onda tropical nos próximos dias 16, 17 e 18, “com alguma intensificação a partir das 00:00 do dia 17”.
A previsão aponta para um aumento da atividade de chuvas, possibilidade de trovoadas e o aumento da intensidade do vento especialmente nas ilhas do sul do arquipélago (Maio, Santiago, Fogo e Brava), com a possibilidade de se estenderem para as restantes ilhas.
As condições que propiciam este quadro meteorológico são a passagem do vale de monção a sul de Cabo Verde, que traz massas de ar húmidas, e a temperatura da água do mar, que “está acima do normal” entre Cabo Verde e a costa da Mauritânia.
Esta temperatura elevada é “um fator crucial” para a activação da convecção atmosférica.
De acordo com o INMG, a partir de sábado, 16, a precipitação, que já ocorre a sul do arquipélago, deverá começar a ganhar força.
Entre os dias 16 e 17, as ilhas do sul experimentarão um aumento na intensidade da chuva, com a possibilidade de ocorrência de trovoadas.
A partir do dia 17, uma onda de leste vinda da costa africana irá deslocar-se para Cabo Verde. A chuva associada a essa onda será mais intensa no sul, mas irá abranger gradualmente todo o arquipélago.
O sul de Cabo Verde continuará a ser a região mais afetada, com maior intensidade da precipitação, que começará a diminuir na manhã do dia 18 de agosto, quando a onda de leste começar a sair do arquipélago.
O INMG também alerta para o estado do mar, que terá ondas de sul e sudeste de 1.0 a 2.0 metros de altura, e ondas de norte e nordeste com 1.5 a 2.0 metros de altura a norte do arquipélago.
O instituto recomenda especial atenção para as ilhas que receberam as últimas chuvas, principalmente nas encostas e ribeiras, devido ao risco de inundações e deslizamentos de terra.
O INMG garante que fará o acompanhamento permanente da situação, atualizando e divulgando informações sobre a evolução do tempo através do seu site oficial, www.inmg.gov.cv, e da sua página no Facebook.
NA/AA
Inforpress/Fim
Partilhar