Instituto do Desporto e Juventude promove "Corrida do Clima" para sensibilizar para as alterações climáticas

Inicio | Desporto
Instituto do Desporto e Juventude promove "Corrida do Clima" para sensibilizar para as alterações climáticas
03/09/25 - 02:44 pm

Cidade da Praia, 03 Set (Inforpress) - O Instituto do Desporto e da Juventude (IDJ) promove a 20 deste mês, na Praia, a “Corrida do Clima”, um evento que pretende envolver jovens e a sociedade civil na promoção de práticas sustentáveis e estilos de vida saudáveis.

Em conferência de imprensa, na cidade da Praia, o administrador de Desporto do IDJ, Anildo Santos, explicou que a iniciativa surge como resposta aos impactos das alterações climáticas em Cabo Verde, que tem sido afectado por ondas de calor, secas prolongadas e inundações recentes.

O evento, que pretende combinar desporto, educação ambiental e cidadania, espera reunir cerca de três mil participantes, incluindo jovens, escolas, famílias, associações e atletas, federados, num momento colectivo de consciencialização e acção.

“A Corrida do Clima é mais do que um evento desportivo, é uma mobilização social pela consciencialização ambiental e da sustentabilidade”, afirmou Anildo Santos.

Segundo o IDJ, a corrida integra a Semana Cívica e o início do ano escolar, com o objectivo de reforçar a educação ambiental e a cidadania activa entre os jovens.

“A intenção é unir a sociedade civil em torno da preservação ambiental e da actividade física, reforçando a conscientização sobre os efeitos das mudanças climáticas”, concluiu Anildo Santos.

As inscrições para a corrida estão abertas até 17 de Setembro e podem ser feitas ‘online’ nos portais do IDJ e do Clima.

Cada participante receberá um kit, e o evento enfatiza a adoção de práticas sustentáveis, como uso racional da água, energias renováveis e mobilidade sustentável.

A Corrida do Clima é financiada pela Cooperação Luxemburguesa e conta com a parceria de diversas entidades como a Polícia Nacional, a Associação de Atletismo do Sul de Santiago, as Forças Armadas, a Câmara Municipal da Praia e a Cruz Vermelha Nacional.

CG/AV//CP

Inforpress Fim

Partilhar